Seguindo a linha de artigos ou
pequenas reflexões sobre os desafios de mobilidade urbana para nossa
linda e sofrida cidade Itabuna, apresento este escrito, que está em
minha monografia de conclusão da Especialização em Engenharia de Tráfego
que conclui recentemente.
Verificam-se que lentidão e
engarrafamentos fazem parte da rotina dos motoristas da Cidade de
Itabuna, nos horários de pico, o trânsito praticamente para nessa
capital regional. Assim, logo nas primeiras horas do dia, o
congestionamento já é intenso. Por mais que os motoristas vivam essa
rotina, não conseguem entender porque o trânsito na Avenida Princesa
Isabel, por exemplo, parece piorar cada vez mais, lentidão e caos também
nas vias principais nos grandes bairros como Califórnia, Santo Antônio e
São Caetano. Segundo dados do DENATRAN – 2015, Itabuna tem a quinta
maior frota do Estado da Bahia com 67.983 veículos (Fevereiro/2016), só
de automóveis são mais de 31 mil veículos, sem contar que a cidade
recebe diariamente milhares de outros veículos de cidades da região.
Isso é consequências de uma política
urbana deficiente e, de uma quase ausência de medidas de planejamento
urbano ordenando as atividades, de forma articulada, de uso do solo com
as de transportes, são inúmeras e comprometem a mobilidade e
acessibilidade urbana, além, de um desconforto ambiental para a
população. Assim, a dispersão das atividades nas cidades, os
deslocamentos da população (mais frequentes e longos) e, as políticas e
ações públicas que privilegiam o uso do automóvel, fazem com que ocorra
um processo de deterioração das condições de operação do transporte
público, assim como, tem-se reduzida à segurança nos deslocamentos a pé
ou por bicicletas, que são os modos os mais utilizados pela população de
baixa renda residente nas periferias urbanas e também, os mais
sustentáveis.
O Shopping Jequitibá estabeleceu-se como
elemento re-estruturador e centralizador do espaço urbano em Itabuna e
desencadeou novos fenômenos e processos espaciais, redimensionando toda
área do seu entorno, havendo nos últimos anos um crescimento vertiginoso
de empreendimentos imobiliários verticalizados (prédios), clínicas,
bares, restantes, escolas, aumentos de igual modo a demanda no
deslocamento diários nas avenidas Aziz Maron e Princesa Isabel. Assim,
de pronto, é importante repensar a existência da rotatória do São
Caetano, havendo a necessidade implantação de um viaduto ligando a
Princesa Isabel e Aziz Maron, sentido São Caetano. Conforme figura em 3d
abaixo.
Uma segunda proposta de obra
estruturante para melhora significativamente o fluxo de veículos naquela
área é a construção de uma nova Ponte, de via dupla, sobre o Rio
Cachoeira, interligando a Avenida Amélia Amado e o Bairro Conceição,
pois as pontes existentes (Marabá Center, Ponto do São Caetano e Ponte
Nova) ficam nos horários de pique com o trânsito bastante lento e com
retenções, então, uma nova ponte de via dupla interligando a Av. Amélia
Amado ao Bairro Conceição, seria uma importante obra de mobilidade
urbana.
Por fim, é importante confirmar que
Itabuna nos últimos 30 anos não teve grandes obras estruturais de
mobilidade urbana, assim, fica cada mais difícil transitar no Centro da
Cidade e nos bairros adjacentes, como é o exemplo do Bairro Jardim
Vitória e seu entorno, desde a inauguração do Shopping Jequitibá em 5 de
maio de 2000, o qual sofreu várias ampliações, o que forçou uma
sinergia imobiliária e de negócio na região, assim precisamos projetar
esta cidade para os próximos 50 anos, repensando seu modelo viário de
transporte, bem como seus vetores de crescimento urbano, interligar toda
cidades com obras estruturantes pra atrair mais investimentos, investir
na expansão e na qualidade do transporte público urbano, bem como em
ciclos vias e ciclo-faixas dos bairros periféricos para o centro da
Cidade (escreveremos sobre esse tema no próximo artigo).
Roberto José, possui Graduação em
Geografia e Especialidade em Planejamento de Cidades pela Universidade
Estadual de Santa Cruz (UESC), é Mestre em Geografia pela Universidade
Federal de Sergipe (UFS), com ênfase em criminologia de ambientes.
Especialista em Engenharia de Tráfego pela Uniyleia Brasília. Graduando
em Direito pela UNIFTC Itabuna. É Policial Civil da Bahia. Tutor de
diversas disciplinas da Secretaria Nacional de Segurança Pública –
SENASP. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP. Membro
da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH. Consultor na
área de gestão de espaço público, mobilidade urbana, espacialidade e
violência, cultura e cidadania e análise estratégica de inteligência.
Contatos: facebook: @robertojoseitabuna.
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