segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Baianos deixam Salvador para curtir réveillon fora da capital


Os principais terminais de passageiros tiveram bom movimento ao longo de todo o dia de ontem

Tribuna da Bahia, Salvador
30/12/2019 09:39 | Atualizado há 18 minutos
   
Foto: Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia

Por: Yuri Abreu

Para quem ganhou aquela merecida folga neste fim de ano, mas ainda não tinha como deixar a capital baiana para aproveitar o réveillon fora da cidade, o domingo foi o dia ideal para, pelos menos por enquanto, esquecer os problemas, e curtir a virada ao lado de amigos e familiares com muita alegria. Os principais terminais de passageiros tiveram bom movimento ao longo de todo o dia de ontem.
Na estação rodoviária, na região do Iguatemi, o fluxo de passageiros foi um pouco menor do que o habitual no início da tarde e as filas de carros se restringiam a parte interna. Contudo, a expectativa era a de que, pela noite, a quantidade de viajantes elevasse consideravelmente, principalmente para os destinos mais distantes nas regiões sul, sudoeste e norte da Bahia.
De acordo com a Agerba, agência estatal que regula o transporte de passageiros na Bahia, uma média de quase 11 mil pessoas, por dia, deixa Salvador até amanhã. Desde o último dia 26, eram esperadas que 65 mil passageiros saíssem da cidade para curtir o réveillon em municípios da Chapada Diamantina, Vitória da Conquista, Itacaré, Ilhéus e Porto Seguro.
Para a bióloga Jimena Gonçalves, que vai passar a virada do ano com os amigos em Porto Seguro, o réveillon é um momento de confraternizar com aquelas pessoas que se tem afinidade. “Voltamos apenas dias 2 de janeiro, mas acho que será divertido, pois estamos com amigos de longa data”, disse ela, que estava em um grupo de seis conhecidos.
FERRY
Pelo sistema ferryboat, na região de Água de Meninos, seis ferries (Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Pinheiro, Maria Bethânia e Rio Paraguaçu) operavam normalmente na tarde de ontem, com saídas e hora em hora. De acordo com a Internacional Travessias, empresa que administra o modal, não havia filas de embarque no Terminal de São Joaquim para pedestres na parte externa. Já do lado de dentro, passageiros aguardavam para comprar as passagens e seguir para as diversas localidades da Ilha de Itaparica.
Por outro lado, a concessionária informou que, para os veículos, o tempo de espera para embarcar a Bom Despacho, do outro lado Baía de Todos-os-Santos, era de uma hora, mas a expectativa, neste domingo, era a de redução ao longo do dia. Até o próximo dia 9 de janeiro, são esperadas mais de 250 mil pessoas e mais de 75 mil veículos passando pelos dois terminais.
LANCHAS
Quem quis seguir para a Ilha de Itaparica, mas chegando por Mar Grande, precisou ter um pouco de paciência para pegar as lanchas que fazem a travessia no Terminal Náutico, no Comércio. De acordo com a Astramab, filas chegaram a ser formar em alguns momentos e o tempo de espera dos passageiros chegou a 20 minutos.
Para dar conta da demanda, as dez embarcações chegaram a operar com saídas a cada 15 minutos. Contudo, de acordo com a associação que comanda o sistema, o movimento foi menor com relação ao sábado. Já aqueles que seguiram para Morro de São Paulo, no baixo-sul do estado, encontraram todos os catamarãs com lotação completa. A viagem direta até o balneário dura cerca de 2h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário