As ações prioritárias da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) foram discutidas pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e a titular da Secti, Adélia Pinheiro, numa reunião que se estendeu até às 21h desta segunda-feira (29), na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan). O apoio do Estado ao desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) com foco em áreas temáticas prioritárias, como Saúde e Educação, foram destacadas no encontro, além de projetos nas áreas de energias renováveis, conectividade, economia do mar e uma maior sinergia entre o Parque Tecnológico e o Senai Cimatec.
A secretária Adélia ressaltou a importância do planejamento para a assertividade das políticas públicas. “O alinhamento com a Seplan, visando ações estruturantes que integrem o Plano Plurianual e o Plano de Governo, com resultados concretos apresentados à sociedade e ao desenvolvimento do nosso Estado, norteiam o dialogo com a pasta do Planejamento. Portanto saímos daqui fortalecidos e confiantes nos trabalhos dos próximos anos”, disse.
“A Secti cumpre um papel importantíssimo como integradora, ajudando diversos setores, contribuindo para solucionar diversos problemas que vão desde os serviços públicos voltados para o cidadão, como também o funcionamento da máquina pública, o uso de fontes renováveis de energia, num processo cada vez mais apurado de link disso com a indústria. Ou seja, buscando fazer a atração de investimentos a partir da criação de condições para que empresas possam se instalar aqui e até ganhar escala, do ponto de vista do uso cada vez mais intensivo de Pesquisa e Desenvolvimento”, destacou Walter Pinheiro.
Ainda de acordo com o secretário, a Secti cumpre um papel decisivo na integração de ações de diversas secretarias. “Estamos trabalhando, inclusive, para que tenhamos condições de efetuar boa parte desses programas ainda em 2019 e ir encaixando essas propostas naquilo que o governador Rui Costa teve a oportunidade de apresentar para sociedade como programa de governo, o PGP [Plano de Governo Participativo], que já vigora em 2019 e também no Plano Plurianual, o PPA que vai de 2020 até 2023”, completou.
Foto: Seplan/BA
Secretaria do Planejamento do Estado da BahiaAv. Luis Viana Filho, 2ª avenida nº250 - CAB
CEP 41.745-003 | Salvador - Bahia
comunicacao.seplan@seplan.ba.gov.br
(71) 3115-3559 | (71) 3115-3948
Nenhum comentário:
Postar um comentário