A fim de estreitar relacionamento com a população, a Secretaria
Municipal da Fazenda (Sefaz) já passa a ter um call center ativo para
informar aos contribuintes sobre a situação fiscal junto ao município.
Com o contato feito diretamente pelo órgão, o principal objetivo do
serviço é deixar os cidadãos informados sobre tributos ou taxas (IPTU,
TRSD, ISS, TFF) com parcelas vencidas. Além disso, o serviço esclarece
dúvidas para que o contribuinte possa regularizar eventuais débitos, por
meio de pagamento de boletos ou realização de parcelamentos. A medida
também pretende evitar o rompimento de acordos já firmados e perdas de
benefícios, cobrança de juros e multas e, em instâncias mais graves,
execuções fiscais. Segundo o secretário da Sefaz, Paulo Souto, a
principal motivação para criação de um call center ativo foi a
quantidade de contribuintes que perderam os benefícios negociados em
programas de Parcelamentos Incentivados (PPIs) e tiveram as dívidas
recompostas com multas e juros originais, por não saberem que estavam
com parcelas em aberto. “Além disso, em cumprimento às obrigações
legais, a Fazenda tem intensificado os meios de cobrança, inclusive as
judiciais e pretende, por meio desse canal, orientar os contribuintes
para que eles não sejam pegos de surpresa quando já não há mais o que
fazer administrativamente”, garante. A Sefaz manterá todos os demais
canais de relacionamento com a população, como o site da secretaria, o
Fala Salvador (pelo telefone 156) e as redes sociais. Os contribuintes
também podem ter atendimento presencial na sede do órgão, na Rua das
Vassouras, 1, Centro, postos dos SACs e sedes das Prefeituras-Bairros.
Em quaisquer das situações, seja através do call center ativo ou demais
canais de atendimento, a Sefaz não solicita aos cidadãos dados
financeiros como senhas de conta bancária ou cartão de crédito, nem
exigência de pagamento direto por qualquer serviço.
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