GULOSEIMAS – Emerson Nogueira, dono do quiosque da Nutty em Confins, comemora aumento nas vendas
Especializada em grãos torrados e glaceados, que deixa no ar aquele aroma irresistível, a Nutty Bavarian inaugurou em abril, em Belo Horizonte, o 9º quiosque de franquia da marca em Minas Gerais. A expectativa é que outras nove lojas sejam abertas no Estado nos próximos dois anos.
Quando resolveu apostar nas iguarias da marca, Adriana Auriemo não imaginou que acabaria criando um sistema próprio de franquias no Brasil. A Nutty Bavarian fornecia os nuts (macadâmia, amêndoas, amendoim, noz pecan etc), mas foi a empresária quem pensou em um modelo de revenda dos grãos norte-americanos especialmente para o país.
“Pouco tempo depois de ter a loja, pedi exclusividade para revender os produtos no Brasil. Foi quando criei um sistema de franquias para atender ao público de shoppings, aeroportos e outros locais estratégicos de grande movimentação”, diz ela.
Após 20 anos da abertura da primeira unidade da Nutty Bavarian, a empresária já conta com 130 quiosques em 16 estados.
Adriana afirma que a Nutty Bavarian ainda não desenvolveu um sistema internacional de franquias e que o modelo implantado no Brasil serve de referência e deve ser adotado nos Estados Unidos.
“Cheguei a comprar a fórmula do produto e fiz algumas alterações para deixá-lo mais com a cara do Brasil. Até mesmo o logotipo utilizado aqui é diferente do original. Deu muito certo e a própria Nutty aprovou”, garante. O cardápio “made in Brasil” inclui castanhas do Pará e de caju.
Fraqueado em Minas desde 1997, Emerson Nogueira tem dois quiosques da Nutty Bavarian, um no shopping Del Rey e outro no Aeroporto de Confins. A expectativa é de abrir novas lojas no exterior e em locais estratégicos em Belo Horizonte.
“Estamos estudando abrir uma ou duas unidades nos Estados Unidos, em San Diego, na Califórnia, ou em Austin, no Texas. Também há alguns shoppings da capital que nos interessam, como o Pátio Savassi e o Boulevard”, diz o empresário.
No ano passado, com as reformas feitas para ampliar o espaço do quiosque no Aeroporto de Confins, o faturamento da unidade aumentou 50%, segundo Emerson Nogueira.
“Mesmo com a crise também tivemos crescimento entre 5% e 10% na loja do shopping Del Rey, na comparação com 2015. É nosso total interesse continuar apostando e investindo”, afirma.
Para abrir um quiosque da Nutty Bavarian, é necessário investir R$ 109 mil (já incluída taxa de franquia, equipamento e primeiros produtos). A expectativa de retorno desse aporte é de 18 meses.
Setor
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que Belo Horizonte é a quarta maior cidade do Brasil com mais franquias, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, nessa ordem. O setor cresceu 2,3% em 2016, em relação a 2015. No Brasil, 61,8% das redes deste tipo de negócio estão situadas em cidades com mais de 500 mil habitantes. O modelo de quiosques tem chamado a atenção dos empreendedores por ter baixo investimento e expectativa de rápido retorno.
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