sábado, 25 de março de 2017

Salvador tem incidência de tuberculose acima da média nacional


Brasil está entre os 30 países com maior índice de turberculose no mundo

por
Da Redação
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
O índice de tuberculose em Salador, possui números alarmantes. A capital apresenta incidência de tuberculose superior à média nacional, segundo dados do Ministério da Saúde. Enquanto são notificados 70 mil novos casos da doença a cada ano no país, com um coeficiente de incidência de 33,6 casos/100.000 habitantes, na capital baiana esse valor é de 50,8 casos/100.000 habitantes. Em 2016, foram registrados 1.485 novos casos em Salvador.
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a pneumologista do Hospital CárdioPulmonar e professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Eliana Matos, diz que o Brasil está entre os 30 países com maior incidência de tuberculose monitorados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com cerca de 80% dos casos da doença no mundo, e chama a atenção para os motivos da alta incidência da doença em Salvador.
“Embora a tuberculose possa ocorrer em qualquer faixa da população em países de alta incidência, como o Brasil, os cinturões de pobreza das periferias das grandes cidades são áreas de elevadas incidências da doença. Por outro lado, a tuberculose atinge especialmente um subgrupo de populações mais vulneráveis para o adoecimento, entre outros, como infectados pelo HIV, privados de liberdade, população de rua e indígenas”, pontuou a especialista.
Outros grupos que necessitam um olhar diferenciado na busca de diagnóstico precoce são os diabéticos, renais crônicos e pessoas que usam medicamentos imunossupressores (que reduzem a imunidade), conforme alerta a pneumologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário