Cerca de 100 integrantes do Movimento de Luta de Bairros, Vilas e Favelas ocupam o plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira (25). Os manifestantes cobram a instalação de obras de saneamento nas ocupações de BH e Região Metropolitana. Um tumulto já foi registrado no local entre seguranças e manifestantes.
A ocupação foi iniciada após a audiência pública sobre um substitutivo ao Plano Diretor apresentado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a advogada popular Carolina Maia, que integra o movimento social, os integrantes compareceram ao debate, mas tiveram o pedido de fala negado. Após o final da audiência, os manifestantes decidiram permanecer no plenário até suas reivindicações serem atendidas.

Entre as exigências do grupo estão a instalação de água, energia e saneamento nas ocupações.

Durante a ocupação, chegou a ser registrado um tumulto entre manifestantes e seguranças do local. "Imediatamente após o começo da ocupação, fomos brutalmente reprimidos pelos seguranças. Crianças chegaram a se machucar, e outros manifestantes foram feridos", relata Carolina Maia. Procurada, a assessoria da Câmara não soube explicar os motivos por trás da confusão. 


Após o confronto, uma reunião entre representantes do poder público e líderes do movimento social está sendo realizada para decidir os rumos da ocupação e as reivindicações do grupo.