sábado, 2 de julho de 2016

Casa da Moeda distribuirá série de passaporte sem numeração perfurada


Aparelho de perfuração quebrou; produção foi retomada antes do conserto.
Postos do Itamaraty no exterior foram informados sobre série diferenciada.

Do G1, em Brasília
  •  
Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Passaporte comum eletrônico brasileiro. Produção do documento foi interrompida na quinta-feira devido a falha em equipamento (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Após falha em equipamento na última quinta-feira (30), a Casa da Moeda retomou nesta sexta (1º) a produção dos passaportes brasileiros. A retomada ocorreu, no entanto, antes do conserto das máquinas, e os passaportes que estão sendo produzidos não possuem a tradicional numeração perfurada, que aparece em todas as folhas do documento.
A perfuração é um dos cerca de 20 elementos de segurança contidos nos passaportes brasileiros. Outros itens importantes, como o chip de dados e a marca d’água, não deixaram de ser incluídos nesta série.

O Ministério de Relações Exteriores informou que as embaixadas e consulados brasileiros no exterior já foram comunicados sobre a leva de passaportes sem perfuração. Agentes consulares foram instruídos a informar às autoridades locais dos respectivos países sobre a nova série do documento.
De acordo com a Casa da Moeda, já chegou ao Brasil a peça trazida da Alemanha para ser colocada no equipamento de perfuração que apresentou defeito. Até a tarde deste sábado, o aparelho ainda passava por testes. Por este motivo, os passaportes que estão sendo confeccionados ao longo do fim de semana continuam sem a numeração perfurada.
Os passaportes tradicionais, com a perfuração, devem voltar a ser produzidos ao longo da próxima semana, quando o conserto do equipamento estiver concluído. A Casa da Moeda estima que até quarta-feira (6) serão entregues à Polícia Federal, responsável pela distribuição de passaportes, os documentos da série diferenciada.
De acordo com a Casa da Moeda, o prazo para a entrega do documento permanece impreciso, podendo chegar a até 45 dias após a solicitação no posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário