sábado, 27 de junho de 2015

Físico analisa velocidade média de carro de sertanejo antes do acidente


Segundo profissional, percurso foi feito a uma média de 162 km/h.
Entretanto, número não representa velocidade no momento da saída de pista.

Do G1 GO
O físico Reges Guimarães analisou a velocidade média feita pelo carro de Cristiano Araújo, que morreu em um acidente na BR-153, momentos antes da saída de pista. O cálculo foi feito com base no horário das imagens de uma câmera de segurança de um posto de combustíveis que fica a 57 km do local do acidente. No vídeo, o motorista e o empresário do cantor Cristiano Araújo entram na lanchonete do estabelecimento e deixam o local 21 minutos antes do acidente. "Ele fez uma velocidade média de 162 km/h", diz.
As imagens foram obtidas com exclusividade pela TV Anhanguera. O horário da câmera que fez o registro marca 2h49 de quarta-feira e, segundo a direção do posto de combustível, estava correto. Segundo informou ao G1 o inspetor da (PRF), Fabrício Rosa, a saída de pista que provocou a morte do casal ocorreu às 3h10.
 
Entretanto, esse valor não serve para determinar qual a velocidade do carro no momento do acidente. "Eu posso ter uma velocidade alta em um determinado momento e ter reduzido muito em outro ponto, até mesmo para muito abaixo do limite permitido. Essa conta é para determinar uma média entre o carro passar de um ponto a outro", explicou Guimarães.
"Esse horário foi registrado com base no relato do motorista e testemunhas aos policiais que atenderam à ocorrência", explicou o inspetor. Rosa explica que o posto de combustíveis está situado no Km 670, enquanto o acidente ocorreu no Km 612,6 da rodovia.
As imagens mostram quando o motorista Ronaldo Miranda e o empresário Victor Leonardo, que sobreviveram ao acidente e já tiveram alta do hospital, entram no estabelecimento, compram um lanche e vão embora (veja vídeo). Após pegarem pastéis e cural, eles pagam a conta e vão embora. Cristiano Araújo e Allana não aparecem na filmagem, pois haviam ficado no carro.
Troca de rodas
A Polícia Civil divulgou na quinta-feira (25) que as rodas do carro de Cristiano Araújo não eram originais de fábrica. Segundo o delegado Fabiano Jacomelis, responsável pelo caso, a informação sobre as rodas foi passada por um revendedor da Land Rover, empresa que desenvolveu o Range Rover, carro do cantor.
Ele não soube informar se as novas rodas tinham o mesmo aro das originais, mas disse que ainda será feita uma investigação junto à fabricante do automóvel para saber se essa alteração pode ter ligação com o acidente. A prima de Victor disse que o pneu do carro estourou, provocando o acidente.
A Jaguar Land Rover informou, por meio de nota enviada por sua assessoria, que "não recomenda em nenhuma circunstância o uso de peças e acessórios não originais em seus veículos". A empresa disse ainda que continua colaborando com as investigações da Polícia Civil de Goiás.
Segundo o professor Ademir do Prado, doutor em engenharia mecânica, explicou que qualquer alteração pode comprometer a direção de um carro. "Isso é perigoso. Se você for andar em um trânsito urbano, isso não faz muita diferença. De fato, não é tão significante. Para alta velocidade, a resposta desse veículo nas trepidações de um asfalto em alta velocidade, muda completamente o comportamento do veículo", explica.
Vídeo mostra motorista e empresário de Cristiano Araújo antes do acidente em Goiatuba, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Vídeo mostra motorista e empresário em lanchonete antes do acidente (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Enterro
Os corpos Cristiano e Allana foram enterrados na quinta-feira (25). Mais de 1,5 mil pessoas, entre familiares, amigos e fãs, acompanharam a cerimônia, segundo estimativas da Polícia Militar. Eles deram uma salva de palmas e cantaram vários sucessos do artista durante a despedida.
O sepultamento do cantor ocorreu após um cortejo de 15 km em um carro do Corpo de Bombeiros, que partiu no fim da manhã de quinta-feira do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o corpo foi velado por mais de 15 horas. O caixão estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra do Vila Nova, time do coração do sertanejo. Cerca de 50 mil pessoas participaram do velório do casal.
O acidente que matou Cristiano Araújo e a namorada acontceu na BR-153 Goiás Itumbiara (Foto: Arte/G1)
Milhares de fãs enfrentaram mais de duas horas na fila para prestar homenagens ao ídolo. Alguns chegaram a dirigir mais de 11h para acompanhar a cerimônia. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas estiveram no velório.
Parte da equipe que trabalha com o cantor e estava em Caruaru (PE), onde ele se apresentaria no mesmo dia em que morreu, chegou somente na tarde desta sexta-feira ao Cemitério Jardim dos Palmeiras, em Goiânia, para se despedir do músico. Um integrante acabou passando mal e desmaiou. Os bombeiros foram acionados e fizeram ao atendimento ao homem no local.
Vazamento de vídeo
A Polícia Civil indiciou duas pessoas pelo vazamento de fotos e vídeos em redes sociais do momento em que o corpo de Cristiano Araújo era preparado para o enterro. De acordo com o delegado Eli José de Oliveira, do 4º Distrito Policial de Goiânia, elas vão responder pelo crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo), com pena que vai de um a três anos de prisão
Os funcionários da clínica são os técnicos em tanatopraxia (procedimento de retirada dos fluídos do corpo para o enterro) Marco Antônio Ramos, de 41 anos, e Márcia Valéria dos Santos, de 39. Eles já foram ouvidos e liberados. O terceiro envolvido ainda vai prestar depoimento. Ele é colega de Márcia em um curso de enfermagem e apontado como o responsável por divulgar as imagens.
O juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, já concedeu decisão liminar para que todas as imagens do corpo do cantor sejam retiradas das páginas do Google e Facebook. De acordo com o magistrado, assim que as empresas forem notificadas, devem seguir a determinação imediatamente. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 10 mil.
Em nota, o Google informou que "ainda não foi formalmente intimado, razão pela qual não pode se pronunciar". Já o Facebook ainda não enviou um parecer sobre o caso.
Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cristiano Araújo e namorada morreram em acidente de carro na BR-153 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário