sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dia do trabalhador é comemorado em Cascavel com mais de 600 costelões


Festa do Trabalhador é realizada há 49 anos no Seminário São José.
Organização espera que mais de 25 mil pessoas participem do evento.

Franciele John Do G1 PR, em Cascavel
O Dia do Trabalhador em Cascavel, no oeste do Paraná, é comemorado nesta sexta-feira (1º) com mais de 600 costelões assados ao fogo de chão na tradicional Festa do Trabalhador. A estimativa é de que mais de 25 mil pessoas participem da festa que é realizada no Seminário São José há 49 anos.
Este ano, serão preparadas 20 toneladas de carne, de acordo com o coordenador, Sérgio Grapégia. São 400 voluntários trabalhando para atender os visitantes. “A gente começa a trabalhar uma semana antes para que tudo fique pronto. Tem muitos voluntários que ficam escondidos preparando a comida na cozinha e não são vistos”, diz Grapégia.
Entre os pratos servidos, os costelões são os que dão mais trabalho e requerem uma atenção mais especial. A carne é temperada no dia anterior e vai para o fogo às 4h. “É fogo, sal e amor”, revela o coordenador sobre o segredo do costelão famoso na cidade e na região. O almoço começa a ser servido ao meio-dia.
Festa é realizada há 49 anos na cidade (Foto: Márcio Expedito/ RPC)Festa é realizada há 49 anos na cidade (Foto: Márcio Expedito/ RPC)
Os costelões são vendidos inteiros. Cada um custa R$ 360 e servem até 25 pessoas. Geralmente as empresas compram com antecedência para comemorar a data com os funcionários. “A gente deixa de 30 a 40 costelões para vender na hora, mas tem que chegar cedo se quiser”, conta Grapégia.
Quem não conseguir comprar um costelão, pode optar pelo churrasco de 3 kg, que custa R$ 60. São assados 2 mil churrascos e na festa também serão vendidos acompanhamentos como arroz, salada, mandioca, maioneses, cuca, pão e bebida.
O dinheiro arrecadado com o evento será destinado para a manutenção do seminário, que fica na Avenida Guaíra, nº 600, no Jardim Tropical.
Exposição:
Além do almoço com carne assada, os visitantes também podem conferir a 3º Edição da Exposição de Carros Antigos. Serão 200 veículos antigos de várias marcas e modelos que pertencem a colecionadores que moram em cidades do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Cerca de 200 carros antigos estarão expostos na festa (Foto: Vanderlei Morais/ Arquivo pessoal)Cerca de 200 carros antigos estarão expostos na festa (Foto: Vanderlei Morais/ Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário