Gustavo Safar / Divulgação
Com 400 kg, a Ultra assusta, mas basta acelerar que ela mostra estabilidade e firmeza
A Harley Ultra é “ultra” mesmo, extrapola tudo o que você poderia
imaginar em relação a uma moto. Por pouco não publicamos este teste como
um automóvel conversível, com duas rodas a menos. E não seria tanto
exagero, afinal, ela tem motor 1.7, sonzão hi-fi, painel completo, GPS,
cruize control, pára-brisa, porta-malas... e até um dos assentos com
encosto e apoio para os braços.
Pesando praticamente 400 kg, a “baita” inicialmente assusta. Embora o
assento baixo com 74 cm, parado ou nas manobras impulsionando com os
pés, é claro que se você “vacilar” e permitir muita inclinação ela vai
prô “chão” mesmo! Mas é fácil se acostumar. Andando, o raciocínio é
inverso, quanto mais peso maior estabilidade. Ela é firme como um navio e
faz aquelas deliciosas curvas longas com muita inclinação, que só se
tem nessas gigantes.
FORÇA
A “criança” tem apenas dois cilindros, quase um motor 1.0 cada um. A
macha-lenta em estilo “vintage” vibra vigorosamente a moto inteira, como
se via nos filmes antigos. Com potência estimada em cerca de 70
cavalos, (a fabrica não revela o número exato), a condução é vigorosa,
mas o mais bacana é a incrível força do motor. Mesmo em baixas rotações
basta torcer o punho direito que ela sai tamborilando os dois cilindros
como música para os apaixonados, deixando todos para trás. Nessa hora, é
capaz de você se sentir como um Patrulheiro entre os CHiPs, ou seja,
membro da “California Highway Patrol”.
O QUE É?
Estilo Touring, é a dona das estradas.
A precursora “Electra Glide” foi lançada em 1966.
ONDE É FEITO?
Fabricação americana, montagem Manaus.
QUANTO CUSTA?
R$ 86.200, 00.
COMO ANDA?
Bastante pesada quando parada, andando é estável como um navio. Muita
força no motor com acelerações firmes e velocidade final superior a 200
km/h.
QUANTO BEBE?
O consumo foi menor do que eu esperava, 17,5 km/l.
O QUE MAIS OFERECE?
“Show” de estilo, prazer e conforto na estrada! Uma moto para “curtir” a
vida, mas não venha querer agilidade ou praticidade, nesse ponto ela é
um enorme trambolho.
Seus R$ 86.200,00 acabam bem colocados entre as concorrentes Honda Gold
Wing 93.500,00 e BMW K 1600 GTL 109.500. Mas há que ser dito que o
estilo retrô da Harley é totalmente diferente da concepção mais atual
das outras.
COMPORTAMENTO:
A sobra de força no motor agrada e garante muito prazer, sobretudo em
altas velocidades quando a estabilidade é indescritível. Parada, trate
de fazer musculação para as pernas porque é muito pesada. Suave no chão
liso, maltrata um pouco em pavimentação irregular pelo reduzido curso da
suspensão traseira. Câmbio “bruto” ligeiramente duro, com 6 marchas.
Assentos confortáveis e mordomias como sonzão e GPS completam a obra.
ACABAMENTO:
Montagem e acabamento primorosos.
PONTOS POSITIVOS
Estilo
Força
Estabilidade
PONTOS NEGATIVOS
Câmbio duro
Peso
TAMANHO
A motocicleta testada foi cedida pela Concessionária BH Harley
Davidson, Av. Raja Gabaglia 4.500, Belo Horizonte-MG, (31) 2532-4400, e
está disponível para “test ride”
COM QUEM CONCORRE?
Honda Gold Wing (foto) e BMW K 1.600 GTL
Nenhum comentário:
Postar um comentário