domingo, 29 de março de 2015

Exposição de carros antigos atrai curiosos no Rio


Evento organizado pelo Detran celebra 40 anos do departamento.
Duas dezenas de automóveis contam história dos veículos no país.

Gabriel Barreira Do G1 Rio
O evento reúne 20 modelos de automóveis (Foto: Gabriel Barreira / G1)O evento reúne 20 modelos de automóveis (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Uma exposição com mais de 20 carros antigos reuniu curiosos e colecionadores na manhã deste domingo (29), no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio.
O evento organizado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) para celebrar seus 40 anos, completados no último dia 25, propõe contar um pouco da história automobilística do país, com pelo menos um veículo de cada década, desde 1910.
Entre as relíquias, Fuscas, Mini Coopers e Alfa Romeo. Todos com muita história para contar. O Cadillac de José Muricy Neto, de 1938, significou uma revolução na estética automobilística. Juntos, eles já viajaram por vários países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile.
"A melhor parte da viagem é a viagem em si. A linguagem do carro antigo é a mesma em todos os lugares do mundo: é como se ele fosse um embaixador. Já me proporcionou muitas amizades", relembra o advogado de 80 anos.
Outro alvo frequente de fotos era o Citroën de Roberto Dieckman, de 65. Para ele, a paixão por automóveis antigos é inexplicável. Mas após muita conversa com outros colecionadores - só ele tem quatro veículos - ele especula uma razão para ter se encantado desde cedo.
"Acho que são os carros que nos impressionaram na infância. Em 1968, eu tinha 18 anos e cismei que queria um carro da década de 50", relata.
Evento organizado pelo Detran celebra 40 anos do departamento (Foto: Gabriel Barreira / G1)Evento organizado pelo Detran celebra 40 anos do departamento (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário