domingo, 29 de março de 2015

Crise nas federais leva estudantes a fazer vaquinha para ir a congresso


Sara Lira - Hoje em Dia


Duas estudantes de fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram selecionadas para apresentar um trabalho acadêmico em congresso internacional da área em Cingapura, entre os dias 1º e 4 de maio. Porém, elas correm o risco de perder a oportunidade por não terem condições de arcar com os custos da viagem – R$ 9 mil para cada uma.
 
A situação se agrava devido aos cortes nas verbas das universidades federais de todo o país, realizado pelo governo federal, o que impede a UFJF de dar qualquer ajuda de custo.
 
Para não perder a chance, Amanda Madeira Zancanelli, de 26 anos, e Natasha Riniere Barbosa, de 23, tentam arrecadar recursos com doações pela internet para conseguir o dinheiro até o dia 20 de abril.
 
“Precisamos do valor para arcar com alimentação e hospedagem. As passagens nós compramos com recursos próprios em parcelas”, contou Amanda. Elas já arrecadaram cerca de R$ 3 mil.
 
O estudo intitulado “Programa de Qualidade de Vida para Trabalhadores” foi escolhido entre 2.694 projetos de todo o mundo. A pesquisa aborda técnicas de fisioterapia para prevenir e amenizar Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
 
CONVITES
 
Universitárias também foram convidadas para visitar centros de reabilitação em Xangai e em Pequim, na China. “Será importante para que possamos aperfeiçoar nossas técnicas”, disse Natasha.
 
Em nota, a UFJF confirmou que não poderá oferecer ajuda às alunas devido ao corte no orçamento. Uma das medidas de contenção é suspender viagens internacionais.
 
Conforme o documento, o corte tem o objetivo de atender às necessidades prioritárias da instituição. Os interessados em colaborar com as estudantes podem obter informações via Facebook, no perfil de Natasha Riniere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário