sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Oxóssi e Oxum vão reger 2015 com influência de Oxáguiam; veja previsão


Revelação só foi obtida após a passagem do ano, segundo cultura africana.
Mãe Tânia comenta sobre a ligação entre os orixás; confira a entrevista.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Oxóssi e Oxum vão reger 2015, mas um terceiro orixá também vai ter influência durante o ano, segundo revelação feita no dia 1° de janeiro, última quinta-feira, pelas lideranças do candomblé. De acordo com a tradição, a regência só pode ser confirmada com fidelidade após a passagem do ano novo.
O terreiro de Oxumaré, no bairro da Federação, é um dos mais antigos e tradicionais da Bahia, fundado há 180 anos. A Ialorixá Mãe Tânia Bispo diz que os búzios revelaram que dois orixás vão reger 2015. Oxóssi, considerado o guerreiro das matas e florestas, rei da caça. E, ao lado dele, Oxum, a rainha das águas doces.
Segundo ela, Xangô, que regeu ano passado, entrega o ano para os dois orixás. "Oxóssi, para a gente, é um homem guerreiro, foi encaminhado por Ogum, dentro do mato, para poder ele ser o que é hoje. O que é que tem no mato? Muitas coisas boas. Então, pertencem a Ogum e Oxóssi". "Oxum é a dona desse lindo lago maravilhoso, a dona da virtude, a dona da felicidade, de coisas boas.
Ainda de acordo com mitologia de origem africana, Oxóssi e Oxum formam um dos casais mais perfeitos e promove a fertilidade. "Ele tem um filho maravilhoso com ela. São coisas boas que aconteceram na vida deles dois. Foi a mulher da vida dele, a mulher mais bonita da face da terra. Esperamos em Deus coisas boas, casamentos bons e tudo o que dê boa sorte", explica.
Oxóssi tem como cor predominante azul ou verde. O amarelo é a de Oxum. Ainda de acordo com Mãe Tânia, os búzios indicaram a influência de um terceiro orixá: "Oxáguiam", que pode gerar conflitos e brigas este ano. "Um pouco de conflito vai ter sim" afirma.
De acordo com os seguidores do candomblé, os búzios indicam que a força e a determinação de Oxóssi podem trazer fartura e prosperidade, o que depende do comportamento de cada um neste ano novo. "Se você correr atrás, é claro que você vai conseguir. Se ficar sentado, olhando para mim, não vai conseguir nada. Temos que ter muita resignação, persistência, e daí para frente que Oxóguiam livre das coisas que acontecer, não que deixe de acontecer, e Oxalá, que é dono da nossa fertilidade, que abra o caminho para todos. E que Oxóssi, Oxum, dêem fertilidade, saúde e coisas boas apareçam na vida deles todos. Tem que confiar e dizer assim: Vamos vencer nessa luta maravilhosa que é esse dia?", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário