sábado, 29 de novembro de 2014

E quanto ao Joaquim Levy? Você está falando sério ou está de zoação?

levy
Joaquim Levy é o assunto do momento. Muitos me perguntaram: “ele vai dar certo?”. Outros orgulhosamente se mostram acima das paixões políticas, dizendo que Levy merece apoio, pois o “que importa é o Brasil”.
Esse tipo de questionamento ou posicionamento parte de uma premissa errada: a de que o PT tem boas intenções para com o Brasil. Infelizmente, questionar sobre a possibilidade de “Levy” dar certo é o mesmo que dizer, com os olhos marejados de emoção, se um determinado especialista em invasão de redes é o melhor… para a equipe de um sujeito querendo invadir sua rede. Será que realmente você está fazendo a pergunta certa no momento certo?
Vamos falar as coisas como elas realmente são.
É fato que Joaquim Levy tem bastante competência. Também é respaldado pelo mercado. Se ele vai resolver as coisas, são outros quinhentos contos. Pensando bem, uma boa ideia seria fazer de tudo para que o PT não consiga aprovar a Lei do Calote no Congresso dia 02/12, para vem como Levy se sairia com esse primeiro grande desafio: livrar Dilma de um crime de responsabilidade.
Mas a questão nem é essa. Essa é a questão do momento: Dilma Rousseff conseguirá censurar a mídia? Vamos trabalhar com as respostas lógica. Sim ou não.
Caso a resposta seja positiva, imaginemos quando isso pode acontecer. Em seis meses? 12 meses? 2 anos? Jogue os dados e escolha um valor. Aí você terá o período no qual Levy terá que apresentar algum resultado real, mesmo que temporário. Quanto menor o tempo, maior possibilidade dele jogar tudo para debaixo do tapete.
Mas e se a mídia não for censurada? Neste caso, aí sim, podemos ter uma real expectativa (na verdade, um misto de esperança e fé) de Levy fazer um bom trabalho, na medida do possível, de acordo com o que a gerenta Dilma deixar. Ainda assim, estamos diante de uma incógnita, pois tudo depende do direcionamento de Dilma.
Voltando ao cenário anterior, onde Dilma conseguiria censurar a mídia: a partir daí, como já disse, a recuperação de nossa economia é irrelevante para o governo. Corrigindo: se a economia afundar tudo passa a ser até melhor para o governo. Pergunte à Cristina Kirchner e Nicolas Maduro.
Isso posto, fica claro que Joaquim Levy não deveria ser o assunto mais importante para a oposição, mas sim discutir se o governo vai conseguir ou não censurar a mídia. Caso consiga, espere o pior para a nossa economia. E o melhor para o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário