Não havia chegado às 7 horas e o Reclame AQUI (maior site brasileiro de reclamações de consumidores contra empresas) já havia registrado mais de 886 queixas. De acordo com o levantamento do site, mais de 150 empresas já receberam mais de 1.586 reclamações desde as 18h de quinta-feira (27) – quando iniciou a divulgação das ofertas – até agora.
Para se ter uma dimensão do volume de reclamações das primeiras horas, a média diária no último ano das dez primeiras colocadas é de 445 reclamações, segundo números do Reclame AQUI. As reclamações podem ser acompanhadas em tempo real pelo hotsite criado para a data.
Ranking
Em primeiro lugar, aparece a Submarino com 305 reclamações. A empresa já superou sua média semanal de queixas, que é de 216 nos últimos doze meses.
A Americanas.com – Loja Virtual está em segundo, com 203 reclamações. Nos últimos doze meses, a empresa teve uma média de 37 reclamações por dia. Com 162 queixas, a Saraiva (Livraria, Editora e Loja Virtual) figura no terceiro lugar. A empresa mais que dobrou sua média diária de reclamações em poucas horas, que é de 71 queixas/dia.
O Extra.com.br aparece na quarta posição com 42 queixas e ainda não superou sua média diária, que é de 62 reclamações. Diferente do que acontece, até então, com a NetShoes, com 42 reclamações na quinta colocação. A média diária de queixas da empresa de materiais esportivos é de 41.
Reclamações mais comuns
As reclamações mais recorrentes foram relacionadas a maquiagem de preços, incluindo a famosa oferta “metade do dobro”, em que a loja apresenta descontos de até 50% sobre preços que aumentou pouco antes da promoção. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que “sumiam” no momento em que eram colocados no carrinho virtual.
Logo depois dos preços, as principais queixas foram sobre problemas no funcionamento dos sites. A Netshoes e o Magazine Luiza, por exemplo, ficaram fora do ar logo depois da meia-noite e retornaram depois, primeiro com lentidão. Americanas e Submarino tiveram tantos acessos simultâneos nas primeiras horas desta sexta-feira que tiveram de implantar uma fila de acessos. Todos os casos foram normalizados com o avanço da madrugada.
Em meio a tantas reclamações existe realmente Black Friday no Brasil, em especial em Goiás, ou aqui é só Black Fraude mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário