quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Praga impede que produtores comercializem acerola em Roraima


Praga é transmitida por besouro e deixa o fruto com 'aparência doentia'.
Aderr pede que população não transporte as frutas para fora do estado.

Com informações da TV Roraima
Os agricultores de Roraima estão impedidos de comercializar a acerola. A causa da proibição é a praga Anthonomus tomentosus, que é transmitida por besouros, e deixa as frutas com 'aparência doentia'. Segundo o superintendente substituto de Agricultura do estado, Cláudio Estrela, desde o dia 23 de setembro a fiscalização sobre a venda da fruta foi intensificada.
"Roraima não vende acerola para outros estados, mas, mesmo assim, a atenção  dos órgãos de monitoramento e fiscalização é redobrada para evitar que a praga chegue a outras regiões", pontou Estrela.
Segundo ele, a praga da acerola deixa o fruto com uma aparência que, esteticamente, impossibilita a venda do produto. Ele relata ainda que outra preocupação para a agricultura do estado é a mosca da carambola.
"Essa é bem mais grave porque, além de afetar plantações em Normandia, Pacaraima e Bonfim, recentemente também foi encontrada em Rorainópolis", completou Estrela.
Medidas
Segundo a diretora de defesa vegetal da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Marta Mota, apesar do veto na comercialização da acerola, o trabalho continua nas barreiras fitossanitárias. Ela ressalta que cabe ao consumidor e ao produtor colaborar para evitar a proliferação destas pragas prejudiciais à lavoura.
"Estamos fiscalizando, mas ao mesmo tempo nós pedimos que a população não transporte frutos para fora do estado, pois isso faria com que a praga se alastrasse", ressaltou Marta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário