quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Outubro Rosa começa com ações de prevenção ao câncer na capital de MS


Primeira dia de ação teve caminhada e decoração de luz em Campo Grande.
Movimento mundial visa conscientizar mulheres sobre prevenção ao câncer.

Do G1 MS com informações da TV Morena
Outubro rosa em Campo Grande começou com caminhada (Foto: Reprodução/ TV Morena)Outubro rosa em Campo Grande começou com caminhada (Foto: Reprodução/ TV Morena)
A partir desta quarta-feira (1º), ações em comemoração ao Outubro Rosa serão realizadas em Campo Grande, com objetivo de conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o combate ao câncer feminino. O movimento é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, organizações, empresas e entidades sociais.
Em Campo Grande, a campanha é promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres) (Semmu).
A primeira ação do mês foi uma caminhada no início do dia. No fim do dia, os principais monumentos históricos de Campo Grande receberão iluminação especial cor-de-rosa, em homenagem à campanha.
Números
Por ano são cerca de 500 novos casos de câncer de mama e de colo de útero em Mato Grosso do Sul; sendo 300 na capital e 200 no interior, segundo a Rede Feminina de Combate ao Câncer. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), os dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres são  o de mama e o de colo de útero.
O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, e é a principal medida para a redução da mortalidade. Ainda segundo o Inca, em Campo Grande, no ano passado, das mulheres que realizaram mamografia de rastreamento, 16% foram diagnosticadas com câncer de mama, com ocorrência de 53 óbitos pela doença.
As 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem serviços de prevenção e promoção à saúde integral da mulher, com agendamento de consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 40 anos, além de encaminhamentos aos serviços de referência para confirmação diagnóstica e tratamento.
Encerramento
As ações serão desenvolvidas até o dia 31 de outubro, quando está previsto o encerramento das atividades com aula de ginástica na Praça Ary Coelho, às 8h (de MS), voltada para o incentivo a uma vida saudável, hábitos importantes na prevenção do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário