quinta-feira, 2 de outubro de 2014

No Pará, seis mil índios estão aptos a votar nas eleições de 2014


Pela primeira vez no estado, os índios vão utilizar o sistema biométrico.
Indígenas pedem mais atenção dos candidatos com as tribos.

Do G1 PA
No Pará, 6.279 índios estão aptos a votar nas eleições deste ano, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os índios Tembé serão os primeiros a votar por meio da biometria. O recadastramento foi feito em 2013, na aldeia localizada em Paragominas, no nordeste do estado.
Esta será a primeira vez que os indígenas vão votar por meio desse sistema. Segundo o Cartório Eleitoral de Paragominas, cerca de 400 índios da região do alto rio Guamá devem votar este ano.
“A gente espera dos candidatos que eles deem mais atenção para gente quando forem eleitos”, diz Sindney Tembé, integrante da tribo Tembé, localizada em Paragominas.
Algumas tribos enfrentam dificuldades como a distância para chegar até o local de votação. Os eleitores das tribos que não têm acesso às estradas se deslocam em pequenas embarcações. No próximo domingo (5), serão realizadas varias viagens pelos rios e cada trecho percorrido durante cerca de uma hora.
“É bem distante ir daqui para lá, de lá para cá para e finalmente votar, a gente vem pegando sol com as crianças, enfrentando dificuldade”, conta Cleonice Tembé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário