terça-feira, 29 de julho de 2014

Produtores aprendem técnicas para melhoria na produção de leite em RO


Cerca de 40 produtores da região do Vale do Jamari participaram da palestra.
Novas tecnologias foram temas abordados durante feira em Ariquemes.

Franciele do Vale Do G1 RO
40 produtores participaram da palestra (Foto: Franciele do Vale/G1)40 produtores participaram da palestra (Foto: Franciele do Vale/G1)
Cerca de 40 produtores de leite da região do Vale do Jamari , participaram de uma palestra sobre técnicas para aumentar a produção e qualidade leiteira na manhã desta terça-feira (29) no parque de exposições da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA). O evento faz parte da programação da 31ª Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari).
De acordo com o palestrante, o zootecnista Waltenes Junior, o objetivo do evento é informar os produtores de leite sobre as novas tecnologias criadas para o setor e discutir legislação. "O leite é um produto nobre e um alimento riquíssimo em nutrientes. A atividade está em expansão, porque muitos  produtores estão se modernizando e fazendo melhoramento genético", explica o palestrante.
O produtor Pedro Bezerra, que mora na zona rural de Alto Paraíso (RO), conta que produz uma média de 120 litros de leite por dia. Ele afirma que não aderiu à tecnologia por falta de informação e recurso, mas compareceu a palestra para buscar conhecimento. "Minha maior dificuldade é com a adubação do capim, por isso quero aprender como posso aprimorar e assim ter mais qualidade no leite e também somar com o aumento da produção", diz o produtor.
Produtor Marcos Alves trabalha com gado leiteiro há 15 anos (Foto: Franciele do Vale/G1)Produtor Marcos Alves trabalha com gado leiteiro há
15 anos (Foto: Franciele do Vale/G1)
O pecuarista Marcos Alves também compareceu na palestra, ele trabalha com gado leiteiro há 15 anos e tem 60 vacas que produzem diariamente cerca de 70 litros de leite. Marcos afirma que veio em busca de informação sobre ordenha mecânica, porque, segundo ele, a aquisição deste aparelho pode agilizar o trabalho. "A gente tem que modernizar para acompanhar o mercado, senão fica pra trás", destaca Marcos.
Conforme dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), o estado produz cerca de dois milhões de litros de leite diariamente. No município de Ariquemes, 747 propriedades trabalham com a produção de leite e rendem um média de 43 mil litros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário