terça-feira, 29 de julho de 2014

Em Roraima, produtores retirados do Passarão cobram assentamento


Eles se reuniram em frente ao Palácio do Governo nesta segunda-feira (28).
Representantes serão recebidos pelo secretário de Agricultura na terça (29).

Natacha Portal Do G1 RR
Produtores da área do Passarão se reuniram em frente ao Palácio do governo (Foto: Natacha Portal/ G1 RR)Produtores da área do Passarão se reuniram em frente ao Palácio do Governo (Foto: Natacha Portal/G1 RR)
Agricultores retirados da área do Passarão, localizada na zona Rural de Boa Vista, se reuniram na tarde desta segunda-feira (28) em frente ao Palácio Senador Hélio Campos para cobrar a efetivação do assentamento definitivo dos agricultores no local. Segundo Mauro Cabral, representante da Associação do Passarão, houve uma reunião com representantes do executivo estadual há cerca de um mês, mas nada ainda foi definido.
Segundo Cabral, a retirada dos produtores da área, em 2013, deu-se em razão do projeto de assentamento que seria feito pelo governo e cerca de 600 famílias foram retiradas do local. "Foi alegado que haveria a implantação de um projeto do governo e que o povo tinha que sair, mas como vão implantar um projeto sem gente?", questionou.
Ele acrescentou que cerca de 50 famílias permaneceram no local, mesmo após a reintegração da área ao governo. "As famílias que continuam no Passarão não são 'documentadas' e também não plantam nada. Elas também estão esperando a implantação [do assentamento] prometido pelo governo", destacou Cabral.
De acordo com o presidente da Associação, Charles Oliveira, a retirada das famílias da área foi um erro, pois os agricultores produziam no local e agora poderiam estar colhendo os frutos e incrementando a economia do estado. "Um estado forte é um estado sem fome. A gente não tem nada a ver com política. Os agricultores estão aqui enquanto poderiam estar produzindo e sustentando suas famílias", enfatizou.
Os representantes da Associação afirmaram que esperam um posicionamento do governo antes das eleições deste ano. "Nós queremos resolver isso antes das eleições, porque ninguém acredita em nada depois das eleições. Voltaremos para área de qualquer maneira", ressaltou.
Governo
A assessoria de comunicação do Palácio Senador Hélio Campos informou que os representantes foram atendidos pelo secretário-chefe da Casa Cilvil, Leocádio Menezes, e uma reunião ocorrerá nesta terça-feira (29) com os representantes da Associação do Passarão e o secretário de Agricultura, Álvaro Luís Calegari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário