terça-feira, 1 de julho de 2014

O exercício do voo


Quem opta por ganhar os céus precisa ter em mente que o investimento será alto e a falta de rotina e a distância da família estarão sempre presentes

O exercício do voo Charles Guerra/Agencia RBS
Com instrutores de voos e simuladores, curso de pilotagem de avião tem duração de dois a três anos e exige alto investimento Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
Layse Ventura e Aline Torres
Günther Simões Pires voou primeiro com as mãos. Ao ouvir as histórias do tio Antônio, comandante aposentado da Varig, pilotava aeronaves de brinquedo a 900km/h de imaginação. Quando chegou o ano do vestibular não se inscreveu nos cursos tradicionais, apostou nos profissionalizantes. Primeiro fez para comissário de bordo, que era mais em conta. E com a grana da nova profissão pagou os três anos do curso de pilotagem na Voe Floripa, primeira escola da Capital, aberta desde 2009. Günther se forma este mês e aos 25 anos já pode ganhar os céus.
O corpo de funcionários da Voe Floripa é composto por instrutores de voos, que ensinam nas salas de briefing, debriefing e planejamento tudo que é preciso para manusear um avião. Mas é no voo solo que o aluno se experimenta.
As manobras cruzam o Norte da Ilha e o Sul pelo Campeche, na rota de Antoine de Saint-Exupéry. O desafio é o pouso e a decolagem. Não há perigo. Para voar sozinho o aluno passa pela avaliação de três instrutores e muitas horas de estudo.
Um dos instrutores de voo da escola de Günther, o professor Leônidas Zatesko, 23 anos, escolheu um caminho diferente. Primeiro ele começou a estudar Farmácia porque para ele também era inviável realizar o curso para piloto antes, já que o investimento é alto. Agora, que está há três anos na aviação, Zatesko nem pensa em deixar a área. Pelo contrário, ele vai fazer a graduação em Ciências Aeronáuticas da Unisul.
Leônidas decidiu investir no bacharelado para ter mais qualificação no mercado de trabalho. O curso superior não habilita para o vôo, sequer a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige gradução dos pilotos. Mas, na disputa profissional ele é um trampolim. A seleção das linhas áereas é rígida. Cada hora de voo vale um ponto, há pilotos que disputam com mil horas, outros com 200 horas. Para equilibrar a média, os novatos, como o instrutor de voo, concentram seus esforços na educação: curso de inglês vale 200 pontos, o de Ciências Aeronáticas na Unisul, 400.
Unisul oferece curso de Ciências Aeronáutica a distância
A Unisul é a única universidade que oferece a graduação em Ciências Aeronáuticas em Santa Catarina e é a única do Brasil que o oferece na modalidade a distância. Por isso, o curso é muito procurado por pessoas que já atuam na área e querem adquirir um diploma. A formação permite seguir na carreira de gestor em empresa aérea ou que prossiga com as aulas práticas para adquirir a licença para piloto comercial. Com duração de três anos, a primeira turma será formada este ano.
Conforme explica o coordenador do curso na Unisul, Jose Carlos da Silva Junior, a prova da ANAC é como o exame da Ordem dos Advogados para o curso de Direito. Depois da graduação, para poder pilotar o aluno deve fazer a prova da agência. Posteriormente, trabalhando dentro de uma empresa, é possível adquirir as horas de voo necessárias para ter a licença para piloto de linha aérea.
O que compensa tanto investimento é o salário. Como copiloto de uma linha aérea brasileira, que paga menos, em geral é possível recuperar o investimento em um ano. Mas, além do alto salário, o que motiva Günther é a falta de rotina.

Bacharel em Ciências Aeronáuticas - UNISUL
- Investimento médio total: R$ 30 mil

- Duração: 3 anos

- Aulas práticas são feitas e pagas à parte

- Mais informações: 0800 970 7000 e (48) 3279-1000

Curso Profissionalizante
- Existem duas opções de curso profissionalizante: piloto privado e comercial. Se você possui um avião pessoal, precisa apenas fazer o primeiro. Se você quer trabalhar como funcionário de uma empresa, tem que fazer os dois cursos (primeiro o privado e depois o comercial).

- Cada curso é dividido em dois módulos: teórico e prático. Em cada um deles, deve ser feita uma média de quatro meses de aulas teóricas. Nas salas, os estudantes têm disciplinas como aerodinâmica, conhecimento de motores, segurança de voo e meteorologia.

- Já para as aulas práticas variam a quantidade de horas de voo exigidas: 35 para o privado e 150 para o comercial. Quem cursa piloto comercial, pode abater as horas de aula do curso anterior de seu total de aula prática. Os instrutores recomendam um máximo de duas horas de voo de treinamento por dia.

- Não precisa terminar as aulas teóricas para começar as práticas - como acontece com carteira de motorista. Nas aulas para piloto, é possível começar a fazer os dois simultaneamente.

- Algumas escolas oferecem as aulas teóricas e práticas, outros possuem aulas teóricas e têm parceria com aeroclubes para os alunos cursarem aulas de voo. A cidade não precisa ter um aeroporto para ter curso para piloto. Uma pista particular e um aeroclube cadastrado na ANAC são o suficiente.

- Durante o módulo teórico, o aluno tem que realizar alguns exames médicos para incluir em seu dossiê: psicotécnico, radiografia panorâmica, eletroencefalograma e eletrocardiograma com esforço. Com os resultados em mãos, o curso o encaminha para Hospital da Aeronáutica - em Florianópolis, geralmente, são encaminhados para o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), que fica no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina duas clínicas particulares são homologadas para realizar os exames, uma em Balneário Camboriú e outra em Blumenau. Lá serão feitos diversos exames de rotina, como visão, audição, sangue, urina. Aprovado, o aspirante recebe um Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que deve ser refeito a cada cinco anos.

- No fim de cada curso, a escola emite um dossiê com toda a documentação do aluno. A partir daí ele faz uma prova teórica e exame prático com um instrutor da ANAC. A agência não cobra conteúdo de idiomas na prova, mas as empresas do setor geralmente optam por contratar pessoas que tenham proficiência pelo menos em inglês.

- O curso custa em média de R$ 80 mil a R$ 90 mil, incluindo a mensalidade, as horas de voo e as taxas dos exames. Caso o aluno tenha condições financeiras, é possível se formar com cerca de dois anos. Para se matricular no curso para piloto privado é necessário ter 18 anos na conclusão das aulas e Ensino Fundamental completo.
Fonte: Aero TD - Escola de Aviação Civil, em Florianópolis. Mais informações: 0800 887 1555.

DIÁRIO CATARINENSE

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