segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lixo acumula próximo a refeitório de hospital e maternidade no Tocantins


Sangue foi encontrado nas sacolas plásticas, em pátio da unidade.
Secretaria de Saúde diz que o recolhimento do lixo está sendo feito.

Lixo acumulado no Hospital e Maternidade Dona Regina (Foto: Divulgação)Lixo acumulado no Hospital e Maternidade Dona Regina (Foto: Divulgação)
O lixo hospitalar do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, está acumulado em lugar impróprio dentro da unidade. A denúncia foi feita por profissionais, que enviaram fotos no domingo (26) para mostrar a situação, que coloca rem risco a vida dos servidores e pacientes.
“Como eu só trabalho à noite, a gente não vê, não tem luz aqui no fundo e é muito escuro. A gente passa para comer e é muito escuro. A gente não consegue perceber. Eu inclusive percebi porque outros colegas mostraram”, explica a enfermeira Valéria Araújo.
Lixo se acumula próximo ao refeitório dos funcionários (Foto: Divulgação)Lixo se acumula próximo ao refeitório dos
funcionários (Foto: Divulgação)
O local onde está sendo colocado o lixo fica ao lado espaço em que os funcionários fazem a refeição. Um veículo da empresa que fornece alimentação para a unidade foi flagrado descarregando os produtos ao lado do lixo, onde pode ser visto até sangue derramado nas sacolas. Veja reportagem abaixo.
“A comida que entra no carro não é só nossa é de todo mundo que está dentro do hospital. A gente come de um lado, o necrotério de outro, e esse odor horrível há dias. Eu não sei precisar quantos dias, sei que o lixo está só aumentando”, relata Valéria, acrescentando que o lixo acumulado, exposto ao sol traz riscos. “Todo mundo que passa por esse setor, todo mundo que convive no hospital Dona Regina está em risco.”
 O problema também foi constatado no Hospital Geral de Palmas, na semana passada.  O lixo estava armazenado no pátio do hospital e próximo à cozinha [que fornece alimentação para pacientes e funcionários], da farmácia e do almoxarifado da unidade. A empresa que realiza a coleta havia deixado de fazer o serviço por falta de pagamento.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informa que a empresa responsável por coletar o lixo hospitalar do Hospital Geral de Palmas, do Hospital e Maternidade Dona Regina e do Hospital Infantil de Palmas já está fazendo a coleta do lixo acumulado desde a última quinta-feira (24), e a retirada total do lixo está sendo feita de acordo com a capacidade dos caminhões da empresa. Além disso, o órgão afirma que o serviço de coleta de lixo nas unidades hospitalares foi restabelecido e o serviço está sendo prestado normalmente.
G1  -  TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário