sábado, 28 de junho de 2014

Em Salvador, torcida tem oração para todos os santos e gato preto da sorte


Baianos e turistas se entregaram à fé para ver Brasil vencer o Chile.
Olodum no Centro Histórico e atrações no Farol da Barra embalaram público.

Do G1 BA
Torcedoras rezam e comemoram (Foto: Yuri Girardi/G1)Torcedoras rezam e comemoram com vitória suada do Brasil (Foto: Yuri Girardi/G1)
A torcida do Brasil em Salvador se empolgou, lotou o Centro Histórico ao som do Olodum e na Fan Fest da Barra, rezou para todos os santos com o sufoco do Chile, e depois de tanta agonia, conseguiu se entregar à comemoração na tarde deste sábado (28).
 No Pelourinho, a emoção tomou conta desde os primeiros minutos. O momento da execução do Hino Nacional ganhou o toque especial da percussão e fez com que os torcedores cantassem alto suas emoções e expectativas para a partida.
Durante a noite, a comemoração passou a ser embalada por uma programação gratuita de forró no Centro Histórico.
Além do Olodum, as meninas da banda Didá embalaram os gringos nas ladeiras do Centro Histórico lotado.
Banda Didá toca nas ruas do Pelourinho (Foto: Yuri Girardi/G1)Banda Didá toca nas ruas do Pelourinho durante a partida em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)
A irreverência tomou conta da Fan Fest no Farol da Barra. Mesmo com jogo tenso no primeiro e segundo tempos, quase ninguém perdeu a alegria e empolgação com a partida. Musas anônimas desfilavam pelo espaço, e torcedores de diversas nacionalidades vestiram a camisa brasileira e se juntaram ao coro verde e amarelo.
 
O sábado em Salvador começou com céu claro e dia bonito, mas a chegada da tarde trouxe um pouco de nuvem e chuva na região da Barra. Os torcedores improvisaram para se proteger, mas não desgrudaram os olhos do telão.
Tensos com o empate que permanecia no segundo tempo, os torcedores chegaram a comemorar um gol que Hulk marcou contra o Chile, mas o juiz da partida anulou, o que deixou todos mais nervosos.
A situação começou a ficar diferente quando o juiz apitou o final dos 90 minutos e os jogadores foram para a prorrogação. Com a disputa de pênaltis o clima de tensão tomou conta da Fan Fest, e os gritos de comemoração deram lugar às orações e choros dos torcedores nervosos com a partida acirrada.
Terços, mãos juntas, abraço coletivo, pessoas ajoelhadas no chão. Assim foi disputa final nos pênaltis, e a sensação de quase despedida da Copa fez os brasileiros presentes no Farol da Barra comemorarem cada gol como se fosse a final do Mundial.
Gritos de incentivo à seleção saíam da garganta dos torcedores na esperança de que a energia chegasse até os jogadores. Júlio Cesar foi consagrado pelos baianos, que aplaudiam a atuação do jogador que salvou o time.
E o grito de gol preso na garganta dos torcedores saiu cheio de emoção quando o último pênalti foi cobrado, consagrando o Brasil como o grande vencedor da partida. Uma explosão de emoção que tomou conta do espaço, em uma festa com clima de final sem hora para acabar.
Em Salvador, torcedora chora no sufoco do jogo do Brasil (Foto: Yuri Girardi/G1)Em Salvador, torcedora Adriana Goes chora no sufoco do jogo do Brasil (Foto: Yuri Girardi/G1)
A torcedora Adriana Goes não escondeu o choro e a emoção com a vitória do Brasil. Durante toda a partida, Adriana e uma amiga eram tensão pura. As apaixonadas por Copa declaram que já sabiam que o Brasil seria o vencedor da partida.
"É uma emoção inexplicável. Sofri muito, eu fico nervosa, mas já sabia que o Brasil iria levar essa. A seleção tem uma força diferente porque eles jogam com amor. Agora eu vou é comemorar e muito essa vitória, vou curtir meu sábado." disse Adriana chorando.
Gato preto da sorte
A dona de uma gatinha de estimação chamada "Andy" levou a sua "filha" para torcer junto com ela. E quem disse que gato preto dá azar? Andy vestia as cores do Brasil para trazer sorte à seleção, para desespero dos chilenos presentes na Fan Fest.
Torcedora levou seu gato para a Fan Fest no Farol da Barra e saiu com a sensação de que ele deu sorte ao Brasil na vitória suada (Foto: Yuri Girardi/G1)Torcedora levou seu gato para a Fan Fest no Farol da Barra e saiu com a sensação de que ele deu sorte ao Brasil na vitória suada (Foto: Yuri Girardi/G1)


Delito
Durante a tarde, na Fan Fest, uma pequena confusão se formou quando turistas brasileiros disseram que foram assaltados por três pessoas durante o jogo do Brasil. A Polícia Militar foi acionada, e torcedores apontavam para suspeitos no meio da multidão. Momentos após o ocorrido, um homem foi detido pela Polícia Militar.
O homem foi resistente à prisão, alegando não ter envolvimento no roubo, enquanto os turistas confirmavam a identidade do suspeito, que foi levado pela polícia acompanhado da mulher.
Os turistas assaltados, que não quiseram se identificar, disseram que os suspeitos se aproximaram e puxaram uma corrente do pescoço deles. Um dos turistas tentou resistir e, na briga, cortou o nariz.
Houve um certo tumulto durante a ação dos policiais, equanto torcedores apontavam para outros suspeitos que não foram pegos.
Torcida do Brasil em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)Torcida do Brasil em Salvador fes uma festa bonita para ver jogo contra o Chile (Foto: Yuri Girardi/G1)
Na Copa por acaso
Já imaginou rodar o continente americano todo em cima de uma moto e ainda, de quebra, curtir a Copa do Mundo no Brasil sem se planejar? O mexicano Ernesto Azevedo percorreu mais de 71 mil quilômetros em uma viagem de nove meses, a bordo de uma moto. Viagem esta que ainda não terminou.
Vestido com a camisa da seleção mexicana, o aventureiro foi flagrado nas ruas do Centro Histórico, tentando assitir ao jogo da seleção brasileira e curtir o som do Olodum. Ernesto conta que a sua viagem atrasou, e não ele não havia previsto que passaria a Copa no Brasil.
Ernesto Azevedo pecorreu a américa por nove meses de moto, até chegar em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)Ernesto Azevedo pecorreu a américa por nove meses de moto, até chegar em Salvador (Foto: Yuri Girardi/G1)
"Já era para eu estar de volta ao México. Eu não planejei passar a Copa aqui, mas como a viagem atrasou e eu estava no Brasil justo no momento da Copa, resolvi ficar. Minha esposa me acompanha, só que ela vem de avião e eu vou viajando de moto", conta.
O mexicano começou a sua viagem saindo do México e percorreu lugares como o Alasca, Nova Escócia no Canadá, Flórida nos EUA, México novamente, Panamá, Colômbia, Chuí no sul do Brasil, além de cidades de toda a costa Brasileira, como Rio de Janeiro, e agora Salvador.
Sobre a cidade, o mexicano se demonstrou animado com o que viu. E garantiu que os brasileiros são mesmo muito animados. "Eu estava no Rio de Janeiro e assisti ao jogo do Brasil contra o México lá. Estou adorando Salvador, é uma cidade com um povo muito alegre, com uma cultura muito rica, e uma cidade muito colorida", contou o turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário