sexta-feira, 30 de maio de 2014

De 56 obras, apenas 22 devem ficar prontas a tempo da Copa em Cuiabá


Em 13 dias, três obras de mobilidade urbana deverão ser concluídas.
Para amenizar, governo diz que vai liberar trincheira ainda em obras.

Pollyana Araújo Do G1 MT
Obra da trincheira do Verdão em Cuiabá (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)Obra da trincheira do Verdão em Cuiabá é uma das três que devem ficar prontas até a Copa
(Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
Apenas 39% das obras do cronograma de projetos a serem executados para a Copa em Cuiabá devem ficar prontas até o mundial de futebol, que começa daqui a 13 dias. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a intenção é entregar três obras de mobilidade urbana antes do início do evento para facilitar o acesso à Arena Pantanal, onde serão realizados jogos. Somando com as outras 19 que já entregues, 22 obras devem estar concluídas até a Copa.
Nesse prazo de menos de duas semanas, devem ser entregues as obras de duplicação da Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá; a trincheira do Verdão, nas proximidades da Arena Pantanal, e o viaduto Dom Orlando Chaves, que cruza a Avenida da Feb, principal avenida de acesso entre Cuiabá e Várzea Grande, onde fica o Aeropoto Internacional Marechal Rondon.
Com várias obras da Copa em andamento, a intenção é liberar as principais vias de acesso ao aeroporto e à Arena Pantanal, permitindo o fluxo de veículos, especialmente dos ônibus coletivos que, mesmo sem nenhuma alteração na frota para atender a demanda, deverá ser o principal transporte usado pelos turistas durante os jogos. Muitas dessas obras estão relacionadas ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deveria ter ficado pronto há três meses para operar durante a Copa. Mas, diante de sucessivos atrasos, o prazo não foi cumprido e o VLT só deve ser usado pela população no próximo ano.
Sem a conclusão do VLT, que foi escolhido em detrimento do Bus Rapid Transit (BRT) que já estava incluso na matriz de responsabilidade, apenas metade da verba prevista para ser gasta com a Copa em Cuiabá foi aplicada. Conforme o portal transparência, do governo federal, de R$ 2,3 bilhões previstos, R$ 1,1 bilhão foi pago às empresas contratadas para executar as obras. O dinheiro é liberado de acordo com o percentual executado.
Fora as que ainda faltam ser concluídas, outras obras ainda não foram totalmente liberadas embora tenham sido inauguradas, como o viaduto do Tijucal, onde está sendo permitida apenas o tráfego pela parte superior, assim como o viaduto da UFMT, que não está 100% pronto, mas que já foi liberado. Nos 15 dias dos jogos, as obras inacabadas devem ser paralisadas para melhorar o trânsito. Depois, deverão ser retomadas e a previsão é que todas estejam prontas até o final deste ano.
Governo e Consórcio VLT prometem entregar trincheira do Zero Quilômetro, em Várzea Grande, até fim do mês. (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)Governo promete liberar trincheira do Zero Quilômetro para a Copa (Foto: Edson Rodrigues / Secopa)
Apesar de não estar totalmente pronta, uma trincheira que fica exatamente nesse trecho deve ser liberada. Trata-se da trincheira Zero Quilômetro, cuja parte superior foi liberada há mais de ano e a conclusão da parte inferior encontra-se atrasada. De acordo com informações disponilizadas pela Secopa, o consórcio que executa a obra, o Consórcio VLT, trabalha na conclusão das obras de drenagem e no fechamento das paredes da trincheira.
Também no trecho entre o aeroporto e a região do Porto, em Cuiabá, a ponte Júlio Müller, sobre o Rio Cuiabá, deve ser liberada para a Copa. Serão utilizadas as duas pistas antigas. Atualmente, somente parte da ponte está sendo usada após intervenção para a construção de uma nova ponte paralela à existente. Pela ponte antiga deverão passar os trihos do VLT e a outra ponte será destinada para o tráfego de veículos.

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