Ricardo Bastos/Hoje em Dia
Manifestação
Manifestantes saíram em passeata pelo Centro de BH


Aproximadamente mil pessoas fizeram um protesto na tarde desta sexta-feira (2) e fecharam o cruzamento da Praça 7, no Centro de Belo Horizonte. Eles participam do 5° Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, entre os dias 1° e 3 de maio na capital mineira, e reivindicavam a redução da tarifa de energia e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais, que segundo representantes dos movimentos sociais e sindicais, tem uma das mais altas contas de luz do país.
 
Os manifestantes saíram em passeata da sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), onde uma comissão formada por integrantes dos movimentos sociais e pelo deputado estadual Rogério Correia (PT) se reuniu com o presidente da Cemig Djalma Morais. No encontro, eles entregaram ao dirigente da companhia o resultado do "Plebiscito pela Redução da Conta de Luz", realizado no ano passado em todo o Estado. Na ocasião, mais de 600 mil pessoas teriam participado da consulta popular. A assessoria da Cemig informou que o presidente Djalma Morais irá analisar as reivindicações dos movimentos.
 
Além da redução da conta de energia, os movimentos sociais também estão levantando a discussão sobre o "Plebiscito por uma Constituinte do Sistema Político", previsto para ser realizado em todo o país no mês de setembro. "Estamos com representantes de todos os movimentos do Estado e nosso grande foco é a redução da conta de luz, do ICMS em Minas Gerais e também a construção do plebiscito popular", disse o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, Jair Gomes. Além dos sindicatos, participaram do protesto integrantes do Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outros
 
Segundo a Polícia Militar, os manifestantes saíram em caminhada da sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital, até a Praça 7. O protesto foi pacífico e não houve confronto.

Protesto_BHTrans
Protesto fechou cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, no Centro de BH (Foto: BHTrans/Divulgação)