terça-feira, 25 de março de 2014

Para divulgar o programa de voluntários da copa, governo gastou 30 milhões, mas voluntários não ganharão nenhum centavo



Publicado por em REVOLTA BRASIL
Para divulgar o programa de voluntários da copa, governo gastou 30 milhões, mas voluntários não ganharão nenhum centavo
Segundo o Contas Abertas, além dos gastos exorbitantes com os estádios e obras de mobilidade urbana, que sequer ficarão prontas a tempo do Mundial, até voluntários serão bancados pelo poder público.
Mesmo com o recorde de 152 mil inscritos para o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da Fifa, o governo federal gasta este ano R$ 30 milhões com o programa Brasil Voluntário em 2014, ou seja, com ‘treinamentos’, coletes, sanduíches, vale transporte, certificados e outros que tais para promover os ‘voluntariado’.
O valor corresponde à dotação atual do plano “Implementação do programa de voluntariado para a Copa”, que faz parte da ação “Apoio à Realização da Copa do Mundo FIFA 2014”, coordenada pelo Ministério do Esporte.
Enquanto o programa sob responsabilidade do Comitê Organizador Local da Fifa (COL) atenderá áreas como estádios, Centros de Treinamento de Seleções e Campos Oficiais de Treinamento, o outro, sob responsabilidade do Ministério do Esporte, será focado no atendimento em aeroportos e pontos turísticos. Embora a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte tenha afirmado que o programa não foi exigência da Fifa, a entidade afirma que “o COL e o Ministério trabalham em parceria desde o início do projeto, trocando experiências e compartilhando informações com o objetivo de oferecer o melhor atendimento para o público”.
Durante a Copa das Confederações, sete mil voluntários participaram da organização do evento em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador, pelo Brasil Voluntário, o que custou R$ 15,2 milhões aos cofres públicos.
O programa da Fifa contou com 5.652 voluntários. Os voluntários que irão atuar na Copa do Mundo vão receber uniforme e alimentação durante a atuação no evento. O governo também banca seguro de vida e o transporte dentro da cidade-sede. Mas, de acordo com o Ministério do Esporte, os custos (sanduíches e vale transportes) só são garantidos a cada dia de atuação e apenas no perímetro da cidade.
O Ministério do Esporte se limitou a dizer que o custo final depende da finalização de processos de contratação ainda em curso, e que “não é possível neste momento definir de maneira precisa quanto será gasto”.
Seleção Para participar do Brasil Voluntário é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados, em turnos de 4 horas diárias.
A seleção também levará em conta a participação nos treinamentos virtual e presencial (assiduidade e desempenho), perfil compatível com a área de atuação e número de vagas em cada área de atuação. Serão disponibilizadas até 1.500 vagas em cada sede do torneio: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todas as etapas do programa – treinamento e atuação – serão certificadas pela Universidade de Brasília (UnB). As inscrições para o programa foram prorrogadas até 16 de março. (Fonte: Contas abertas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário