Número de equipamentos vai aumentar 45%, segundo dados da CET.
Radares ainda terão de passar por aferição antes de multar.
Radar na Marginal Tietê
(Foto: Arquivo/Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
A cidade de São Paulo
vai ganhar novos radares de trânsito a partir do mês de março e passará
a ter 868 aparelhos. O novo lote é 45% maior do que o atual, que tem
598 equipamentos. A informação foi dada nesta terça-feira (25) pelo
secretário de Transportes, Jilmar Tatto. A licitação para contratar os
novos aparelhos foi concluída nos últimos dias, e a homologação do
resultado foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (21).(Foto: Arquivo/Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)
O secretário defende o aumento da fiscalização como uma medida para melhorar a segurança do tráfego em São Paulo. “Os agentes da CET que estão em determinados locais vão ficar em outros locais para fazer a fiscalização”, disse Tatto.
A Prefeitura vai gastar R$ 530 milhões na contratação dos aparelhos. A instalação deve acontecer ao longo do ano, segundo Tatto, e não há uma previsão de quando os radares poderão já estar multando, porque é preciso primeiro fazer uma aferição para ver se os aparelhos seguem os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A licitação foi concluída após os radares já passarem por um primeiro teste, feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.
A licitação aberta pela Prefeitura para modernizar o sistema de radares previu também que alguns radares ficarão instalados na frente dos ônibus e vão flagrar veículos que invadirem as faixas exclusivas. Não há data para que isso aconteça, no entanto.
Divisão
No novo contrato, a cidade ficará dividida em quatro lotes. O lote 1 será formado basicamente pela Zona Norte, o 2 pela Zona Leste e região central, o 3 principalmente por trechos da Zona Oeste e Sul, e o 4, marcado pelos extremos da Zona Sul e Oeste. O sistema será diferente do atual, em que a contratação é pelo tipo de radar e de fiscalização feita.
A licitação para ampliação e modernização do serviço de radares foi lançada no início do ano passado. A Prefeitura de São Paulo, porém, suspendeu a licitação após uma empresa questionar na Justiça critérios que haviam sido adotados. O Tribunal de Contas do Município também apresentou questionamentos. A previsão inicial do governo municipal era já assinar o contrato em agosto do ano passado. O processo de contratação, no entanto, só pode ser retomado no final do ano e concluído em 2014.
Mais de 10,1 milhões de multas foram aplicadas na cidade de São Paulo em 2013, segundo balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
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