segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Parte de obra de trincheira da Copa desaba durante chuva em Cuiabá


Secopa informou que muro tinha sido recém-construído quando cedeu.
Empresa responsável pela execução da obra deve refazer parte que caiu.

Pollyana Araújo Do G1 MT

Muro de obra da Copa caiu após chuva intensa no final de semana (Foto: Ianara Garcia/ TVCA)Muro de obra da Copa caiu após chuva intensa no final de semana (Foto: Ianara Garcia/ TVCA)
Parte da estrutura de uma trincheira que faz parte do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, desabou neste domingo (23). Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o incidente ocorreu devido à forte chuva que caiu na capital e, além disso, a situação se agravou pelo fato de o concreto ter sido recém-colocado. A trincheira faz parte do conjunto de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, na capital.
A Secopa informou que no final de semana os operários levantaram uma parede de concreto, mas não atirantaram - termo usado para definir a colocação de ferros para dar suporte à estrutura - essa estrutura porque estava chovendo muito. Eles aguardavam a chuva dar trégua e também esperavam que o concreto secasse para então instalar o ferro. Porém, antes disso, a estrutura caiu.
Por meio de nota, a secretaria explicou que o trecho danificado faz parte da primeira linha da cortina atirantada, do lado esquerdo da obra. "Estava previsto para este sábado (22) o início de travamento da cortina. Devido à intensidade da chuva não foi possível dar continuidade ao serviço, o que motivou o tombamento", diz.
Contudo, de acordo com a Secopa, a data de conclusão da obra não deve ser adiada por conta desse incidente. A previsão é que o complexo seja entregue à população e liberado para o trânsito de veículos no mês de maio, a um mês do início dos jogos da Copa. Além disso, a pasta garante que não houve dano à estrutura da obra, somente terá de ser refeita pela empresa responsável pela obra.
Porém, está prevista para o próximo mês a liberação do viaduto para o tráfego de veículos no elevado. A execução da obra apresenta atrasos. A inauguração estava programada para janeiro deste ano, o que não ocorreu.
A trincheira terá 740 metros de extensão, entre a BR-364 e a Avenida Arquimedes Pereira Lima, mais conhecida como Avenida do Moinho. O viaduto, de 520 metros de extensão, fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso do Bairro Tijucal até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário