Encontro trouxe pratos típicos do Amapá e da Guiana.
Apresentações musicais aconteceram durante a programação.
Colombo de porc foi o prato mais pedido pelos amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)
Os amantes da cultura e da culinária no Amapá puderam apreciar na
quinta-feira (27) o 1º Encontro Musical e Gastronômico Guiana e Amapá
(Emgulap), que proporcionou ao público na praça Beira Rio, Centro de Macapá, a oportunidade de degustar ao preço de R$ 5, os sabores 10 pratos típicos da Guiana Francesa e do Amapá.amapaenses (Foto: Gabriel Dias/G1)
"Trouxemos pratos com temperos bem típicos nossos, como o 'fricasse de poule' que é um frango feito com açúcar, o 'haricots rouges', feijão vermelho, e o 'apimentado de machoiran' que é o peixe apimentado com temperos naturais", explicou Muriella.
Um dos pratos franceses mais pedidos foi o 'colombo de porc', uma iguaria de porco regado ao molho curry que arrancou elogios de quem o saboreou. O empresário José Marra, de 54 anos, que disse ter ficado com água na boca no instante em que provou a iguaria. "Ficou ótimo, apesar do gosto forte e apimentado o sabor diferente é bastante agradável ao paladar", reforçou Marra.
José Marra e a esposa aprovaram a culinária da
Guiana Francesa (Foto: Gabriel Dias/G1)
Entre os pratos típicos do Amapá, o público saboreou a maniçoba, o
vatapá e o tacacá. O músico francês Jean Duchene experimentou a maniçoba
e aprovou a receita. "A mistura dos ingredientes formou um sabor
incrível e diferente. Sempre que vier aqui vou comer mais de um prato",
elogiou Duchene.Guiana Francesa (Foto: Gabriel Dias/G1)
Música
Durante o encontro o público também conferiu os diferentes ritmos da banda Interson e a cantora Muriella Buchert, da Guiana Francesa, Fineias Nelluty e banda Zankerada, grupo Afro-Brasil, e a bateria da escola de samba Piratas da Batucada, do Amapá, misturando os ritmos típicos de cada local.
O músico amapaense e organizador do encontro Fineias Nelluty disse que a ideia do projeto foi proporcionar um intercâmbio cultural entre o Amapá e outras regiões. “A intenção é trazer a cultura de outros lugares e levar um pouco da nossa para eles também”, reforçou Nelluty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário