quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Escola pública fica sem energia e água por duas semanas, em Goiânia


Transformador queimou e fez com que bomba d'água não funcionasse.
Aulas não foram suspensas; alunos reclamam dos transtornos causados.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O Colégio Estadual Bandeirantes, no Setor Bueno, em Goiânia, está há duas semanas sem energia elétrica porque o transformador da unidade queimou. Devido ao problema, a unidade também ficou sem água, pois a bomba d´água não funciona sem energia. Mesmo assim, as aulas continuam na unidade de ensino e alunos e servidores têm de lidar com os transtornos. “É uma falta de consideração isso. Não poderia nem estar tendo aula, sem água e sem luz”, reclama o estudante Igor Araújo de Oliveira, de 11 anos.
Garrafinhas de água viraram item obrigatório dos alunos. “A merendeira coloca um balde de água, que eu não sei onde eles arrumam. E ela coloca uns copos lá, mas a gente bebe em copo sujo. A água é suja e quente”, reclama Ana Paula, de 10 anos.
Em algumas salas de aula, é difícil até para enxergar o quadro. Dos 600 estudantes, 300 cursam o período integral, que teve parte das aulas suspensas. “É difícil porque não tem água, o banheiro no funciona e o almoço não faz”, lamenta Guilherme, que estuda em período integral.
Por causa do problema, os alunos novatos da escola não tiveram a matrícula efetivada. A neta da aposentada Terezinha Eustáquio de Jesus foi transferida de outra unidade de ensino e sofre com a situação, pois está sem receber o benefício do passe escolar. “A escola não pode dar declaração para fazer o passe escolar porque a matrícula dela não foi efetivada porque não tem energia e o sistema não funciona”, reclama a aposentada.
O diretor do colégio, Gustavo Henrique, explicou que a energia ainda não foi reestabelecida porque é preciso comprar outro transformador. “O transformador é um aparelho de propriedade da escola, o que dificulta a troca pela Celg. Isso tem que ser feito via Secretaria de Educação porque o Conselho da Escola não tem recurso para executar isso de imediato e isso já está sendo providenciado. Provavelmente deve ser resolvido hoje”, afirmou.
A direção disse ainda que quer saber o que provocou a queima do transformador pra que o novo equipamento não estrague. Para isso, será preciso fazer um estudo técnico na rede elétrica, que é subterrânea.
A Secretaria Estadual de Educação informou que providenciou de forma emergencial a compra de um novo transformador e que a empresa contratada se comprometeu a entregar o aparelho em um prazo de quatro dias.
Quanto ao problema da falta de água, a direção da escola conseguiu, no final da manhã, fazer uma ligação com a tubulação da rua. Assim, a água não precisa ser bombardeada para a caixa de água e o problema de abastecimento foi resolvido.
Alunos têm que estudar no escuro em escola pública de Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)Alunos têm que estudar no escuro em escola pública de Goiânia (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário