domingo, 23 de fevereiro de 2014

Designer do PR cria peças inspiradas em obras de Oscar Niemeyer


Fabrício Roncca criou coleção de projeto de móveis inspirados no arquiteto.
Obra que lembra o Museu Oscar Niemeyer ficou em 2º lugar em prêmio.

Rodrigo Saviani Do G1 PR, em Londrina

Projeto da cadeira "Ochio", inspirada no Museu Oscar Niemeyer, ficou em segundo lugar na disputa do Prêmio Brasilidade Industrial (Foto: Divulgação/Fabrício Rocca)Projeto da cadeira inspirada no Museu Oscar
Niemeyer, ficou em 2º lugar no Prêmio Brasilidade
Industrial (Imagem: Divulgação/Fabrício Roncca)
O designer Fabrício Roncca, de Londrina, no norte do Paraná, criou uma coleção de móveis inspirados em obras do arquiteto Oscar Niemeyer. As peças foram criadas para o Prêmio Brasilidade Industrial, que teve o resultado divulgado no dia 5 de fevereiro. Roncca ficou em segundo lugar com o design de uma cadeira inspirada no Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba.
A coleção teve mais cinco peças: dois sofás, inspirados no edifício Copan e no Memorial Juscelino Kubitschek; duas poltronas, com referencias aos palácios da Alvorada e do Planalto; e uma namoradeira com aspectos da Marques de Sapucaí.
Os projetos tiveram a coautoria do estudante de design Thiago Pagliari. “O legal é que o prêmio permitiu uma liberdade na criação. Como sempre admirei o trabalho do Niemeyer, resolvemos fazer essa homenagem a ele”, diz Fabrício Roncca.
O designer, que também é arquiteto, conta que Niemeyer sempre foi uma grande inspiração na sua carreira. “Ele tem uma ligação muito forte com a natureza, a figura humana, a mulher. E isso é que levo no meu estilo", diz.
A cadeira inspirada no MON ganhou o nome de “Occhio” (olho, em italiano). Apesar disso, Roncca conta que a intenção de Niemeyer não era fazer um “olho” na obra do museu. “A intenção ali é simbolizar a araucária, que é uma árvore símbolo da região. Se você observar a obra com essa perspectiva, vai perceber que tem sim a ideia de uma árvore. Porém, com o tempo, o local acabou ganhando esse apelido de ‘museu do olho’”, explica.
O vencedor do prêmio foi o projeto “Cadeira Tímida”, de Pedro Paulo Venzon Filho. Ao todo, 90 projetos de todo o Brasil se inscreveram na disputa do prêmio. Os dez finalistas foram avaliados por um júri que contou com a presença de Alessandro Mendini, Francesco Mandini e Vanni Pasca. Segundo Roncca, os três estão entre os mais importantes designers do mundo. “Ter sua peça bem avaliada por eles é muito gratificante”, comemora.
  •  
Outros projetos criados por Fabrício Rocca (em sentido horário): polroma Palácio da Alvorada; poltrona Palácio do Planalto; sofá Edifício Copan; namoradeira Sambódromo  Marquês de Sapucaí (Foto: Divulgação/Fabrício Rocca)Outros projetos da coleção criada por Fabrício Roncca (em sentido horário): poltrona Palácio da Alvorada; poltrona Palácio do Planalto; sofá Edifício Copan; e namoradeira Sambódromo Marquês de Sapucaí (Foto: Divulgação/Fabrício Roncca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário