Propulsor de até 5 cavalos permitia velocidade de 35 km/h.
Chamado de P1, projeto de 1898 foi o primeiro de Ferdinand Porsche.
O veículo original e não restaurado foi recuperado de um galpão, onde estava intocado desde 1902, para ser exposto na galeria histórica da fabricante alemã. Seu criador entalhou o código P1, em referência a "Porsche 1" em todos os principais componentes do carro, dando origem ao seu nome não oficial .O P1 foi um dos primeiros veículos registrados da Áustria e começou a rodar em 26 de junho de 1898.
Ferdinand Porsche entalhou o código P1 nos
principais componentes do carro (Foto: Divulgação)
Mesmo que marca seja conhecida hoje por seus famosos motores à
combustão, o P1 utilizava motor elétrico compacto, de 130 kg, que gerava
3 cavalos de potência. Em curtos períodos, era possível utilizar uma
sobrecarga de energia aumentando a potência para 5 cavalos, o que
permitia velocidade máxima de 35 km/h.principais componentes do carro (Foto: Divulgação)
A velocidade do veículo era regulada através de um controlador de 12 marchas, com a autonomia global podendo chegar a 80 km. Uma alteração realizada para ser exposto foi a adição de peça acrílica, refazendo os assentos da época. O P1 será atração permanente do museu da empresa, que completa 5 anos.
Modelo P1 da Porsche recebeu peça de acrílico para refazer os assentos da época (Foto: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário