Tradição popular do banho de cheiro promete sorte no ano novo.
Mercado do Ver-o-peso é parada obrigatória para turistas em Belém.

e aromas das ervas. (Foto: Thais Rezende / G1)
Quem apresenta a tradição para os turistas é a vendedora de ervas Beth Cheirosinha, uma das mais conhecidas do Ver-o-Peso. Ela, que vende cada garrafa da infusão concentrada por R$ 20, explica que o banho cheiroso serve para atrair prosperidade, e traz ervas como "abre caminhos da felicidade", "dinheiro em penca" e "chama dinheiro". "Esse do dinheiro é cheiroso, e nunca é demais! Já tenho marido, agora é só tomar o banho para para ficar junto!”, brinca a turista.


"dinheiro em penca", "ganha aqui, ganha acolá" e
"abre caminhos da felicidade"
(Foto: Thais Rezende / G1)
O professor paraense Alfredo Gomes, 50 anos, foi ao mercado pela primeira vez. Este ano ele resolveu tomar o banho para ver se tem mais sorte: formado em direito há 3 anos, ele deseja sorte para passar na prova da OAB, já que sempre fracassa por uma questão. “Vou arriscar o banho, estou precisando!”, diz Alfredo.
Muita gente do Pará também procura o marcado. A bióloga Nelane Marques, 42 anos, levou o filho de 3 anos para comprar o banho. Ela, que é de Bragança, conta que trouxe a tradição da mãe e agora passa para o filho. “Pra mim sempre eu certo. Todo ano eu tomo o banho”, conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário