PISA avaliou estudantes de todo o país em Matemática, Leitura e Ciências.
Seduc realiza ações com alunos e professores para melhorar a avaliação.
Estudantes foram avaliados em Matemática, Leiturae Ciências (Foto: Adneison Severiano G1/AM)
Em todos os itens (Matemática, Leitura e Ciências), o estado ficou entre os seis últimos. Em Matemática, o Amazonas obteve a nota 356; em Leitura, a nota do estado foi 382; já em Ciências, a pontuação foi 376.
Procurada pela reportagem do G1, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou, por meio de nota, que mesmo com a colocação entre os piores índices, a avaliação mostra avanço do Amazonas no ranking nacional. O estado passou da 24ª para a 23ª posição.
Ainda segundo a nota, apenas 20 escolas de um universo de 560 foram avaliadas, o que representa 3% da rede estadual.
A avaliação do PISA é aplicada a cada três anos entre estudantes dos 34 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considerados de primeiro mundo, e outros países convidados. O Brasil participa desde 2000.
Confira a nota na íntegra:
"A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que de acordo com os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Amazonas avançou da 24ª posição no ranking nacional (em 2009) para a 23ª posição (registrada em 2012).
Ainda conforme o PISA, o Amazonas apresentou crescimento na avaliação de “Matemática” (avançando de ‘353’ para ‘356’) e em “Ciências” (que avançou de ‘356’ para ‘373’). O segmento de “Leitura” é o único em que a rede do Amazonas não apresentou evolução e, para sanar o déficit, a Secretaria de Estado de Educação está investindo em uma série de iniciativas, dentre as quais o programa ‘Rede de Letras’ que envolve distribuição de livros e realização de oficinas com alunos e professores.
Da rede pública estadual participaram da avaliação do PISA apenas 20 escolas, de um universo de 560 que compõem a rede da Seduc (20 escolas representa aproximadamente 3% de toda a rede estadual)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário