terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sem energia, escola da Zona Sul de Macapá suspende aulas


Transformador de energia 'explodiu' durante aula no turno da tarde.
Colégio espera que retorno das aulas aconteça nesta quarta-feira (2).

Abinoan Santiago Do G1 AP

Escola tem 1.200 alunos divididos em três turnos (Foto: Abinoan Santiago/G1)Escola tem 1,2 mil alunos divididos em três
turnos (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Os alunos da escola Lucimar Del Castillo, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá, estão sem aula desde 25 de setembro após problemas no transformador de energia do colégio.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Maria José, o transformador que é usado exclusivamente no abastecimento de energia da escola “explodiu” durante a aula no turno da tarde.
“Acreditamos que um galho de árvore tenha encostado no transformador, provocando a explosão. Ainda continuamos as aulas durante a tarde, mas no outro dia decidimos paralisá-las para esperar o reparo”, contou a coordenadora.
Alguns alunos foram informados por um aviso no balcão da recepção do colégio (Foto: Abinoan Santiago/G1)Alunos foram informados por um aviso no
balcão da recepção do colégio (Foto: Abinoan
Santiago/G1)
A paralisação do colégio foi total nos três turnos do ensino fundamental e médio, abrangendo 1,2 mil alunos. Nesta segunda-feira (30) os alunos ainda procuravam a escola para saber sobre o retorno das aulas. Um aviso no balcão da recepção orientava os estudantes a ligarem ou acessarem o blog da escola para se informarem sobre as aulas.
De acordo com o diretor de operações da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Jucicleber Castro, a equipe técnica da companhia realizou manutenção no transformador do colégio para que o retorno das aulas aconteça em breve, mas orientou a troca da fonte de energia.
“O transformador queimou porque houve uma sobrecarga de energia no colégio. Temos a informação de que foi realizada uma manutenção, mas recomendamos que um novo transformador seja comprado para o colégio”, explicou Castro.
Segundo a coordenadora pedagógica, o colégio foi inaugurado em 1992 e ainda não recebeu nenhuma reforma na rede elétrica.
A CEA informou que a compra de um novo transformador é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O G1 entrou em contato com a Seed sobre a compra de um transformador para o colégio Lucimar Del Castilho, mas não houve resposta.
"A expectativa é que o retorno das aulas aconteça nesta terça-feira (1º) ou até sexta-feira (4), após os reparos que a CEA realizará na tarde desta segunda-feira", acredita a coordenadora pedagógica do colégio, Maria José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário