INCA prevê 640 novos casos detectados este ano.
Meta é aumentar o número exames de mamografia na Paraíba.
Campanha 'Outubro Rosa' contou com evento no Parque da Criança (Foto: Diogo Almeida/G1)
Começaram nesta terça-feira (1º) as atividades relacionadas à campanha
'Outubro Rosa' na Paraíba, visando conscientizar e sensibilizar a
população sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de
mama. De acordo com a ONG Amigos do Peito, que trouxe o projeto para o
estado, uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontou que
este ano está previsto o diagnóstico de cerca de 640 novos casos deste
tipo de câncer na Paraíba.Em toda a Paraíba, diversos prédios e monumentos estão sendo decorados com iluminação e enfeites na cor rosa durante todo o mês de outubro, como forma de chamar a atenção da sociedade para os objetivos da campanha. As TVs Cabo Branco e Paraíba entraram na campanha, iluminando suas fachadas com o rosa.
Segundo o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, durante todo o mês de outubro várias atividades serão realizadas como forma de incentivar as mulheres acima de 40 anos a realizarem o exame clínico da mama. “A nossa meta é de subir para dois mil o número de mamografias no município”, disse Romero.
Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campina Grande atende cerca de 1,2 mil mulheres. Os exames são realizados no Hospital Municipal Pedro I, que este mês atende as mulheres também no turno da noite, para intensivar o número de atendimentos durante o período da Campanha. Na Capital, cerca de cinco mil exames são realizados por mês, de acordo com a Secretaria de Saúde de João Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário