Estudante lembrou do 'patuá', mas esqueceu documento com foto em SP.
Jovem fez sessão de terapia antes de participar do exame em MS.
Muitos candidatos usaram amuletos para "garantir" um bom desempenho no primeiro dia de provas da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (26). Junto com o material básico e autorizado para a realização do exame, alguns preferiram levar também vidro de azeite abençoado, flor e até água da sorte. Teve quem escolheu fazer meditação e passar por uma última sessão de terapia com psicólogo horas antes da prova.
Veja abaixo histórias de quem acabou perdendo a prova neste ano:
Candidata Maiara Martins leva azeite para prova doEnem (Foto: Marília Rocha/G1 Campinas)
A estratégia, no entanto, nem sempre dá certo. Em Campinas (SP), foi o caso da operadora de telemarketing Larissa Batista Bezerra, 18 anos, que lembrou de levar a caneta da "sorte, mas esqueceu de pegar o documento de identidade com foto. "Coloquei a caneta da sorte emprestada de uma amiga, mas não lembrei do documento, acho que por nervosismo."
A estudante Maiara Martins Trevisan, 18 anos, levou um potinho de azeite que ganhou na igreja que frequenta. “É pra conseguir uma força extra. Vai valer a pena”. Já Nathalia Missio, 15 anos, não abriu mão de uma medalha que comprou em um evento com o Padre Marcelo Rossi. “Uso sempre para ter força.”
Estudante capricha do visual para fazer prova emAracaju (Foto: Flávio Antunes)
A estudante Mércia da Silva Santos acordou mais cedo para fazer a última revisão antes do Enem, em Aracaju, mas não esqueceu de levar para o colégio que vai realizar o exame o seu ‘amuleto da sorte’: uma flor.
“Estou fazendo o Enem pelo terceiro ano consecutivo e sempre chego mais cedo e trago a flor, que funciona como o meu amuleto da sorte. Meu objetivo é alcançar a pontuação para cursar jornalismo”, revela.
Estudantes vendem 'água da sorte' para candidatosem João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Na Paraíba, um grupo de 10 estudantes de Serviço Social aproveitaram o Enem para conseguir dinheiro extra para a formatura da turma. As meninas foram vender água para os candidatos no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. Elas garantem que o líquido dá sorte, é “bebeu, passou”.
“Água de formando dá sorte”, disse Janine Oliveira, 19 anos de idade, uma das integrantes do grupo de estudantes. A dona de casa Anelita Gomes, 51 anos, não estudou para a prova e apostou na 'água da sorte'. "Tem que ajudar", disse a candidata.
Ana Maria Casaque, 16 anos, meditou antes doEnem em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
A estudante Ana Maria Casaque, de 16 anos, aproveitou para meditar antes de começar a prova. A jovem, que mora em Piracicaba (SP), se sentou sob uma árvore, fechou os olhos por alguns minutos e pensou em coisas positivas para se concentrar.
"Eu estava muito nervosa e a meditação me ajuda a acalmar", disse a estudante, que pretende cursar faculdade de moda.
Juliana Dutra, 18 anos, (dir.) quer cursar nutrição(Foto: Juliana Dutra/Arquivo Pessoal)
Em Campo Grande, três horas antes do primeiro dia de avaliações do Enem, a estudante Juliana Dutra, 18 anos, esteve diante da psicóloga para uma última consulta antes de seguir para o local da prova. Para ela, a terapia é tática para conseguir responder às questões com calma.
"Sou muito ansiosa por natureza, em qualquer situação”, afirma a jovem. Ela conta que em 2012 ficou muito nervosa quando começou a fazer o exame e acredita que isso possa ter prejudicado o desempenho, visto que havia se preparado.
Os resultados
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário