segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Após esperar 42 horas, pai consegue matricular a filha na rede estadual



Senhas começaram a ser distribuídas às 6h desta segunda em Palhoça.
Gerência de Educação afirma que espera dos pais foi desnecessária.

Do G1 SC

Os pais que aguardaram na fila durante o final de semana na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, em Palhoça, receberam senha para matrícula por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (28). A inscrição para novos alunos da rede estadual de ensino começou nas escolas do estado nesta manhã.

“Quando abriram o portão houve correria. Eu cheguei às 14 horas de sábado (26). Por volta das 18 horas de domingo (27) nos colocaram no refeitório da escola, dormimos ali e de hora em hora um professor fazia chamada. Quem saísse, perdia a vaga”, explica José Carlos de Souza, aposentado de 55 anos que enfrentou a filha para matricular a filha de 14 anos na 1ª série do Ensino Médio na escola estadual.

Segundo José, a matrícula foi rápida. Cerca de 15 professores trabalham para atender aos pais que pegaram as senhas. Segundo José, mais de 500 familiares de alunos passaram o final de semana em frente à escola e, como forma de se organizar, distribuíram senha e anotavam o nome de quem chegava em um caderno. A ordem de senha organizada pelos pais durante o fim de semana foi respeitada pela diretoria da escola, mas segundo José, pouco mais de 300 senhas teriam sido distribuídas pela direção.

Alguns dos pais conversaram com o diretor da escola no momento da matrícula e fizeram sugestões. “Passamos a noite inteira com chuva, não havia banheiros. Foi difícil. A gente espera que nos próximos anos a direção se organize melhor”, diz José que reclama da defasagem no número de vagas para atender à demanda de alunos e da falta de informações prévias referentes ao número de vagas. “Minha filha de 30 anos estudou na mesma escola que matriculei minha filha de 14. Não houve aumento de escolas de nível de ensino médio”, completa.

Por volta de 9h30 da manhã, policiais militares estavam em frente à escola. Segundo a Polícia Militar, o diretor solicitou que os policiais fossem para o local para monitorar o movimento.
Faixa em frente a escola de Florianópolis informava dias de matrícula (Foto: Graziane Ubiali/RBS TV)Faixa em frente a escola de Florianópolis informava
dias de matrícula (Foto: Graziane Ubiali/RBS TV)
Em Florianópolis, por volta de 5h da manhã desta segunda-feira (28) já havia pais aguardando para fazer a matricula de seus filhos em frente à Escola Intendente José Fernandes, no bairro Ingleses, no Norte da capital. No entanto, às 8 horas o movimento já era considerado tranquilo pela direção da escola. Segundo Vera Lúcia Marcelino, as matrículas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (1) e na escola há vagas para 1ª Série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no período noturno. Atualmente a escola possui 1.546 alunos matriculados.
Segundo a Gerência Regional de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Mário Benedetti, o número de vagas está informado em uma faixa em frente à escola e a maior procura é pelas turmas em horários diurnos. De acordo com o gerente, caso falte vagas e haja a necessidades de abrir novas turmas, o diretor deve informar à Secretaria de Educação, que analisará a necessidade. “É comum as pessoas irem para a fila para garantir vagas, mas foi informado que não seria necessário, que a escola iria abrir na segunda-feira cedo. Mas nenhuma criança ficará sem estudar”, afirmou Mario Benedetti. O gerente não soube informar o número exato de vagas disponibilizadas na escola. Em Chapecó também ouve registro de filas no domingo (27) para matrículas de novos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário