segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Profissionais do 'Mais Médicos' se apresentam aos municípios de AL


Treze brasileiros começam a atuar em 11 municípios a partir desta semana.
Alguns médicos são alagoanos da capital com especialização em Haward.

Carolina Sanches Do G1 AL

Profissionais do 'Mais Medicos' assinaram contrato com Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Divulgação/Assessoria)Profissionais do 'Mais Medicos' assinaram contrato
de trabalho com Secretaria Municipal de Saúde.
(Foto: Divulgação/Assessoria)
Os médicos brasileiros inscritos no Mais Médicos, programa do governo federal que busca levar os profissionais da saúde para regiões carentes do país, se apresentaram aos municípios alagoanos ondem vão atuar nesta segunda-feira (2). O trabalho nas unidades de saúde, entretanto, só deve começar efetivamente a partir de terça (3).
Nesta primeira fase, os médicos serão destinados aos municípios de Arapiraca (1), Barra de Santo Antônio (1), Branquinha (1), Coité do Nóia (1), Joaquim Gomes (2), Maragogi (3), Marechal Deodoro (2), Penedo (1), Santana do Mundaú (1), São Miguel dos Milagres (1) e Satuba (1). De acordo com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), alguns deles são alagoanos da capital e serão transferidos para o interior.
Marechal Deodoro
Em Marechal Deodoro, os dois médicos que se inscreveram no programa e se apresentaram nesta segunda são Alagoanos. Tratam-se dos médicos Otávia Teixeira Peixoto, formada pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL em 2009 e do médico Artur Cabus Montenegro, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), também em 2009.
Segundo a Prefeitura de Marechal Deodoro, os dois nasceram em Maceió e já possuem experiência na área de atendimento a saúde pelo SUS. Atualmente, os médicos estavam nos Estados Unidos fazendo especialização na Universidade de Haward nas áreas de pesquisa plástica e pediatria. Eles também estavam fazendo curso para validarem seus diplomas naquele país.
A coordenação de atenção básica à saúde em Marechal Deodoro, Ionara Toledo, explica que os novos médicos cumprirão escalas no PSF do Francês e da Massagueira. “A cidade não foi contemplada porque faltam médicos, mas porque nosso planejamento é de expansão”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário