sábado, 28 de setembro de 2013

Nutricionista fala sobre benefícios e cuidados com suplementos


Produtos são muito consumidos por frequentadores de academias.
Karin Honorato destaca importância de avaliação antes do uso.

Do G1 MG

Muito usado por pessoas que frequentam academias, os suplementos esportivos são o tema da coluna da nutricionista Karin Honorato neste sábado (28). Ela vai falar sobre os cuidados para o consumo por conta própria e os benefícios que estes produtos podem trazer ao corpo. O “whey protein”, o “BCAA”, a “creatina” e a “maltodextrina” foram os tipos de suplementos selecionados pela nutricionista.
“O whey protein é o suplemento esportivo mais consumido por todas as pessoas que têm interesse principalmente em ganhar massa muscular, realmente é um produto muito interessante. Porque não só ajuda na síntese de proteínas para formar mais músculos, como também ajuda na imunidade e melhora a saúde óssea”, explica.
Segundo Karin, o whey protein também tem benefícios nutricionais, pois possui boa quantidade de proteína pura e de alto valor biológico. Ela destaca que, para o consumo deste suplemento, é preciso de alguns cuidados.
“Primeiro porque existem vários tipos de whey! Principalmente o da forma isolada, que é o que possui até quase 95% de proteína. A forma concentrada tem entre 20% e 90% e tem o valor proteico menor e pode vir também com gordura, açúcar e até lactose”, diz.
A forma hidrolisada do whey protein possui proteínas menores, porém, elas são mais bem absorvidas pelo organismo, de acordo com Karin. Este tipo é recomendado para pessoas que tem intolerância e até alergia a alguma proteína de leite.  A forma hidrolisada possui a proteína mais pura, porém é a mais cara do mercado, segundo a nutricionista.
Outro tipo de suplemento mostrado por Karin é o BCAA, um conjunto de três aminoácidos: a leocina, a valina e a isoleocina. Ela destaca a leocina presente nestes produtos. De acordo com a nutricionista, a leocina é “excelente” para o desenvolvimento muscular. Ela recomenda o uso com cautela do BCAA, em “doses mínimas”.
A nutricionista ainda alerta para as pessoas ficarem atentas à composição destes dois tipos de suplemento. “É importante ficar atento também para o que tem nestes produtos: excesso de gordura, açúcar, muito corante, muito produto químico”, alerta.
Outro suplemento citado por Karin é a creatina – um derivado de aminoácido. Segundo ela, nós produzimos creatina no corpo e o nutriente também está presente, principalmente, nas carnes. “Por isso, quem consome muita carne não necessita do consumo da creatina muitas vezes”. A creatina ajuda no crescimento muscular, na manutenção de força e na resistência, conforme a nutricionista.
A maltodextrina é outro suplemento mostrado por Karin. “Interessante para quem faz atividades de longa duração e de muita intensidade”. Trata-se de um carboidrato que gera energia para o corpo. Pode ser substituído por alimentos, como as frutas mais doces.
Karin ressalta que o consumo destes suplementos está diretamente ligado a necessidade individual de cada pessoa. “Se consumidos incorretamente, podem gerar até acúmulo de gordura no organismo”, alerta.
Para quem quer usar esses produtos, Karin ressalta a importância de a pessoa passar por uma avaliação tanto física e de saúde, quanto de dieta, para que os suplementos (complementos) sejam usados corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário