domingo, 1 de setembro de 2013

Escola de Piracicaba autoriza grafite em fachada e acaba com pichações


Instituição estadual teve paredes pintadas com a participação de alunos.
Depois de executada a iniciativa, antigos atos de vandalismo acabaram.

Thomaz Fernandes Do G1 Piracicaba e Região

Parede tinha pichações com palavrões e frases ofensivas - Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Antiga parede tinha pichações com palavrões e frases ofensivas em Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
O prédio da Escola Estadual Jardim Gilda, em Piracicaba (SP), já se destaca naturalmente na paisagem do bairro por ser a maior construção da vizinhança, mas atualmente outro aspecto visual da instituição chama a atenção: belas pinturas em grafite desenvolvidas pelos próprios alunos (e custeadas pela direção) para acabar com antigas pichações.
A fachada, antes coberta por palavrões e até por mensagens ofensivas, agora abriga as novas cores, mensagens positivas, ideias e formatos inovadores, além de personagens que tomam vida em uma das paredes da instituição. Realizada há um ano, a medida vem dando certo. Desde então, não houve novos atos de vandalismo contra o prédio.
A escola tem turmas matutinas e noturnas e leciona para estudantes do 6º ao 9º ano, além do ensino médio. A diretora, Maria Raquel Leonel de Souza, está na escola desde a fundação, em 2011, e contou que havia pichações na parede mais próxima à área de esportes do bairro. "A quadra usada por moradores fica ao lado da unidade e, na parede, havia palavrões e mensagens ofensivas", contou.
Grafite em sala de aula já vem sendo discutido - Piracicaba (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Escola vai discutir grafite dentro das salas de aulas
com os estudantes (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
A diretora relatou que o sucesso do grafite foi tamanho que alunos e diretoria já negociam pinturas dentro das salas de aula. "Nas salas é mais complicado. Temos que escolher as pinturas e os lugares adequados, que não tirem a concentração do aluno. Já pintamos as salas de lilás para inspirar e dar mais tranquilidade aos estudantes. Precisamos negociar as propostas", contou Raquel.
Hip hop
Quando decidiram pintar novamente a fachada, em 2012, coordenadores e direção ouviram os alunos. "Eles escolheram o hip hop como tema, então, um dos nossos professores que sabia fazer esse tipo de pintura desenvolveu alguns esboços de desenhos com a turma. Nós aprovamos e eles colocaram em prática", disse Raquel.
A diretora acredita que os alunos passaram a enxergar a escola com mais propriedade depois de terem ajudado a decorar a unidade. Ela acredita na participação crescente deles nas decisões, o que cria um estímulo na formação de cidadãos. "Em um bairro que tem tantas notícias de violência, é bom ver que há exemplos positivos como desta escola", completou Raquel.
Estudantes de Piracicaba ajudaram direção a criar pinturas (Foto: Thomaz Fernandes/G1)Estudantes da escola de Piracicaba ajudaram a direção a criar as pinturas (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário