Objetivo é que páginas da internet se adaptem a qualquer tamanho de tela.
Até 2015, 110 milhões de pessoas acessarão internet pelo celular, diz Ipsos.
De olho neste mercado, empresa desenvolve sites e aplicativos flexíveis, que se adaptam a qualquer tamanho de tela, especialmente a dos celulares.
O mercado frenético da internet não para de mudar. Cada vez mais pessoas usam equipamentos portáteis para navegar na praça, no carro, no restaurante. Só que, muitas vezes, fica difícil enxergar o conteúdo numa tela pequena.
Ao tentar ver um site no celular, muitas vezes não dá para enxergar direito as letras, quando o usuário amplia as frases ficam cortadas, enfim, nem sempre é uma experiência prática.
O empresário Cleiton Tortato percebeu a lacuna no mercado e se diferenciou. Desde 2011, ele faz sites flexíveis para empresas, adaptáveis a qualquer tela.
“O cenário é muito heterogêneo de dispositivos, tamanhos de telas diferentes. E o consumidor é que está atrás dessas telas (de tablets, notebooks, celulares, televisões). O gestor da marca, o empresário precisa entender esse desafio e pôr seu conteúdo numa forma adaptável para que ele atinja o público que ele precisa”, destaca o empresário.
Tortato levou um ano para aprender e testar a nova tecnologia. Ele investiu R$ 50 mil em treinamento de equipe e dispositivos. “Ela não é uma tecnologia tão recente, mas ela se faz muito necessária agora que a gente tem um ambiente muito heterogêneo de tamanho de dispositivos, de tela.”
A empresa de Cleiton tem 13 funcionários e faz 12 projetos por mês com a tecnologia flexível. O empresário usa a tecnologia como diferencial de mercado, sem cobrar mais por isso. Um site flexível custa de R$ 12 a R$ 15 mil, dependendo do tamanho e da complexidade do projeto. E a tecnologia também pode ser usada em aplicativos, como formulários e demonstrativos.
“O empreendedor atento tem que construir seu site ou aplicativo, sua marca, pensando que sua audiência vai ver de uma forma legível. (...) Eu acredito que 20% do mercado já esteja utilizando, mas pouca gente está atento ao quanto isso ainda vai ser necessário”, diz Tortato. “Na verdade a venda de PCs vem reduzindo e a gente tem mais smartphones e tablets no mercado.”
Fabiana Akel é uma das clientes da Tortato It. Ela tem uma empresa de credenciamento on-line para eventos. Fabiana encomendou um portal flexível para substituir o site tradicional da empresa. Agora, as pessoas entram no site e fazem o cadastramento para os eventos de qualquer equipamento. A nova tecnologia aumentou em 30% o número de clientes de Fabiana.
“A gente decidiu criar um aplicativo com nossos parceiros para facilitar o dia a dia das pessoas e a gente não ter o trabalho de confirmação por telefone, gastos excessivos, então as pessoas entram, cadastram e já vai e-mail de confirmação”, comenta Fabiana.
No último ano, o empresário Cleiton Tortato faturou R$ 950 mil. Mas ele aposta em muito mais. Hoje uma minoria dos sites brasileiros é flexível. E Cleiton afirma: o mercado vai se encantar com a tecnologia nos próximos anos.
“A gente aposta nisso porque a tecnologia não volta para trás, nunca mais a gente vai ter aquele único dispositivo na internet, sempre um ambiente cada vez mais heterogêneo”, aposta o empresário.
CONTATOS:
TORTATO IT
Contato: Empresário Cleiton Tortato do Sacramento
Rua Cajaíba, 123 – Cj. 25 – Pompéia
São Paulo/SP – CEP: 05025-000
Telefone: (11) 3542-3870
www.tortatoit.com.br
CREDENCIE
Contato: Empresária Fabiana Akel
Rua Cônego José Marinho, 131 – Jaguaré
São Paulo/SP – CEP: 05337-080
Telefone: (11) 3766-4449
www.credencie.com.br
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