Dois milhões elegeram partidos Colorado, Liberal, Pátria Querida e Unace.
Grupos a favor da destituição também obtiveram apoio no Legislativo.
Das 2.391.760 pessoas que votaram, mais de dois milhões de elegeram o Partido Colorado, o Partido Liberal, o partido Unace e o partido Pátria Querida. Os senadores e deputados dessas formações votaram por unanimidade para derrubar Lugo em um processo de impeachment, acusando-o de "mau desempenho de suas funções".
A decisão do Congresso paraguaio não foi bem recebida por parte dos governos da região, que excluíram o Paraguai do Mercosul e da Unasul.
Os grupos que votaram a favor da destituição de Lugo também obtiveram apoio significativo no Legislativo: 119 lugares. O partido Frente Guasú, com Lugo no comando, ganhou quatro assentos no Senado, de um total de 45. O movimento Avança País, oriundo de uma divisão da Frente Guasú, ganhou dois assentos no Senado e dois na Câmara.
Os candidatos presidenciais que apoiaram a tese de 'golpe', em referência à destituição de Lugo, Anibal Carrillo da Frente Guasú, Mario Ferreiro do Avança País e Lilian Soto da coalizão Kuña Pirendá, juntos totalizaram 223.821 votos, ou 9% de total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário