sexta-feira, 1 de março de 2013

Começa a valer nesta sexta proibição de merchandising com crianças


Crianças de até 12 anos não podem participar de ações do tipo, diz Conar.
Proibição acontece apenas em ações destinadas ao público infantil.

Do G1, em São Paulo

Começa a valer nesta sexta-feira (1º) a proibição de ações de merchandising com a participação de crianças de até 12 anos, conforme prevê recomendação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) do começo de fevereiro.Também é proibido o uso de elementos do universo intantil em ações desse tipo que tem as crianças como público-alvo.
As ações de merchandising são ocorrências,  comuns em programas de TV, do uso do produto de determinada marca durante as cenas
As ações de merchandising são aquelas ocorrências, mais comuns em programas de TV (como novelas) ou filmes, do uso ou citação do produto de determinada marca durante as cenas, sem que a propaganda seja "oficializada" ao público. Ou seja, a divulgação não é feita no intervalo exclusivo para a propaganda, e sim durante e exibição do programa.
De acordo com o conselho, a partir de agora, quando se tratar de conteúdos segmentados (criados e programados para crianças), a publicidade dos produtos deve ficar restrita aos intervalos e espaços comerciais, qualquer que seja a mídia utilizada.
Apesar de ser mais comum em programas de TV, o Conar esclarece que a proibição vale para todos os tipos de mídias ou veículos de comunicação.
As recomendações do Conar não possuem caráter punitivo, ou seja, não há multa prevista caso não sejam cumpridas. Contudo, o conselho regulamenta o setor e suas recomendações são seguidas pelo mercado.

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