Das 1.354 queixas registradas pelo órgão neste ano, 100 foram no DF.
Luz pode distrair pilotos, ofuscar visão e causar cegueira temporária.
![Aeroporto de Brasília lidera reclamações por uso de raio laser - 100 queixas, seguido do Aeroporto de Belo Horizonte - 97. (Foto: Cenipa/Reprodução) Aeroporto de Brasília lidera reclamações por uso de raio laser - 100 queixas, seguido do Aeroporto de Belo Horizonte - 97. (Foto: Cenipa/Reprodução)](http://s2.glbimg.com/9b--LnmTPbGWuzmFWHQWXqoeR71zFfmC52Lywg3FWd9Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/09/28/raio-laser.jpg)
De acordo com o major Borges, o uso de canetas com laser verde – mais forte – e vermelho tem aumentado desde 2010 e ainda não provocou acidentes. O crescimento das ocorrências levou o Cenipa a implantar uma ficha online para que pilotos e controladores possam relatá-las com maior facilidade. Das 332 queixas de 2011, 5 foram no DF.
O oficial informou que o órgão tem utilizado os dados para conscientizar a população. “A gente leva isso para apresentações em escolas e faz stands. A nossa preocupação é trabalhar a tempo para que não ocorram acidentes, porque a partir do momento que o piloto é alvejado por raio laser, isso pode acontecer”, explica.
Segundo a Polícia Civil, não há registro nas delegacias de uso de raio laser próximo ao aeroporto. O Código Penal prevê entre dois e cinco anos de reclusão para quem expõe aeronaves a perigo. Havendo queda ou destruição do avião, a pena passa para 4 a 12 anos.
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