Docente passou por processo de avaliação periódico que analisou as aulas.
Professores da escola escreveram carta aberta se dizendo ameaçados.
Novo professor deve ser designado na segunda (3)
(Foto: Isadora Faber)
O professor substituto de matemática da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, onde estuda a autora da página do Facebook 'Diário de Classe', vai ser afastado, segundo o assessor da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Ricardo Leandro de Medeiros.(Foto: Isadora Faber)
A decisão foi tomada por uma comissão que analisou um processo de avaliação pelo qual passou o professor. Ainda segundo o assessor, o novo docente deve ser designado oficialmente na segunda-feira (3).
Professores
Em carta aberta, professores da Escola Básica Maria Tomázia Coelho e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis/SC comentaram a repercussão nacional relacionada ao colégio. Eles ressaltaram que "a escola está sempre aberta ao diálogo junto à comunidade escolar" e que a escola atingiu nota 6,1 no Indíce de Dsenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação.
Os professores disseram não entender o porquê da repercussão "uma vez que as escolas públicas de um modo geral enfrentam os mesmos problemas e dificuldades" e falaram da falta de valorização do professor no Brasil. Eles disseram que estão se sentindo "acuados, ameaçados, humilhados, entristecidos e questionados, sobre tudo o que fazemos, escrevemos e dizemos, sem que os espaços democráticos que a escola disponibiliza estejam sendo utilizados. Estamos temendo por nossa integridade física e moral". A carta termina pedindo o apoio da comunidade e mais segurança.
A estudante de 13 anos Isadora Faber mantém uma página no Facebook intitulada 'Diário de Classe', em que escreve sobre a Escola Básica Maria Tomázia Coelho, localizada no bairro Santinho. Na tarde de segunda-feira (27), quando o G1 publicou a primeira reportagem sobre o caso, o Diário de Classe tinha 2.388 seguidores. Até às 21h de quinta-feira (29), a página no Facebook já tinha 185.390 curtidas.
É por isso que sonho com o dia que não haverá ninguém mais sendo professor. Quero ver o quem vai cuidar desses anjinhos.
ResponderExcluir