Ladeiras do Sítio Histórico recebem grupos a partir das 18h.
Data foi estabelecida em homenagem a Luiz de França, o "Mestre Luiz".
O Maracatu é uma das principais manifestações de
Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Mais pernambucano do que o maracatu, talvez, só o frevo. Seja do baque solto – com seus irreconhecíveis caboclos de lança – ou do baque virado, acompanhado de todo o cortejo e dos batuques, o ritmo é uma das manifestações mais genuínas do estado. Nesta quarta-feira (1º), é comemorado o Dia Estadual do Maracatu e, por isso, as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda irão receber diversos grupos.Pernambuco (Foto: Katherine Coutinho / G1)
A festa, organizada pela prefeitura da cidade, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Associação dos Maracatus de Olinda (AMO), acontece a partir das 18h, com saída do Mercado da Ribeira. De lá, os grupos de maracatu Leão Coroado, Nação Camaleão, Estrela de Olinda, Tigre, Nação de Luanda, Maracambuco, Batia e Axé de Lua e Nação Pernambuco saem em corte pela Rua de São Bento, até o Palácio dos Governadores, sede do poder executivo da cidade.
Maracatus se dividem em baque solto e baque virado (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)
A data foi instituída desde 1997, para lembrar o ritmo que embala os pernambucanos durante o carnaval, em várias regiões do estado. Há cinco anos, Olinda comemora o dia, que foi estabelecido em homenagem a Luiz de França, o "Mestre Luiz", que comandou o Maracatu Leão Coroado por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e vai completar 150 anos no final de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário