sexta-feira, 2 de março de 2012

'Procon' paraguaio obriga empresário a ressarcir clientes lesados na hora


Órgão de Defesa do Consumidor de Ciudad Del Este devolvou US$ 100 mil.
Acordos são fechados no momento da denúncia.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu

O Órgão de Defesa do Consumidor de Ciudad Del Este, similar ao Procon no Brasil, fez com que, em quatro meses, US$ 100 mil fossem devolvidos a 160 turistas que foram lesados por comerciantes locais.


Após a reclamação de um cliente de Santa Catarina, os fiscais paraguaios foram até a loja denunciada. De acordo com o turista, ele negociou uma máquina fotográfica por US$ 530, mas, na hora de retirar o produto, teve que pagar mais US$ 190 e não recebeu nota fiscal. No estabelecimento, os fiscais pediram a documentação e chamaram os responsáveis pela loja.
Eles informaram ao comerciante que caso ele não devolvesse o dinheiro do consumidor, a loja será fechada. O dono do estabelecimento, então, concordou e na mesma hora realizou um depósito de US$ 433.

O valor estipulado foi maior para servir como indenização ao turista lesado. O empresário não quis se manifestar sobre o assunto.
“Um turista que tem o voo marcado e é lesado tem pouco tempo, por isso a solução tem que ser imediata", disse o diretor do Órgão de Defesa do Consumidor paraguaio, Rodrigo Cardozo. Cardozo fez questão de destacar que no Paraguai também há comerciantes de bem.
As denúncias têm que ser feitas na sede do Órgão de Defesa do Consumidor, perto da prefeitura de Ciudad Del Este.

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