sábado, 31 de março de 2012

Estabelecimentos de Cuiabá apagarão as luzes na 'Hora do Planeta'


Shoppings da cidade e a TVCA participarão da mobilização.
A ação tem início às 20h30 e deve durar uma hora.

Do G1 MT

Luzes da torre da TVCA também serão desligadas (Foto: G1 MT)Luzes da torre da TVCA também serão desligadas
(Foto: G1 MT)
Neste sábado (31), uma mobilização mundial contra o aquecimento global irá envolver mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo em prol da consciência ambiental. Trata-se “Hora do Planeta”, uma iniciativa da Rede WWF, uma das maiores organizações ambientalistas independentes do mundo, com representantes no Brasil.
A ação tem início às 20h30 (horário local de Mato Grosso) quando monumentos, praças e ícones de várias cidades irão apagar as luzes e permanecerão durante uma hora sem iluminação em pontos estratégicos dos municípios. O objetivo, segundo os organizadores, é o de se incentivar a conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente.
A capital de Mato Grosso e mais 80 municípios no Brasil confirmaram a participação no evento, que irá envolver governos, empresas e a população em torno da causa. Em Cuiabá, os estabelecimentos participantes são a Praça Alencastro, localizada no Centro da cidade e os shoppings Pantanal e a Três Américas, que apagarão as luzes da fachada, de toda a parte externa e da área administrativa. As luzes da torre da TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, que podem ser vistas em vários pontos da cidade, também serão apagadas.
Pela 4ª vez consecutiva, o Pantanal Shopping irá aderir à campanha, desligando as luzes da fachada, juntamente com todos os letreiros. As claraboias próximas às lojas do shopping, como também algumas luzes ao longo dos corredores do shopping e das lojas serão desligadas.
“As luzes” do site do Pantanal Shopping também já foram apagadas, em alusão ao movimento. Segundo a assessoria do Shopping, em 2011, a energia economizada poderia abastecer cerca de 170 casas populares, por uma hora. “Este ano a mobilização será maior. Estamos incentivando nossos lojistas ainda mais para que possamos atingir um resultado maior”, enfatiza a gerente de Marketing, Cíntia Tristão.
A mobilização começou como um evento isolado no ano de 2007, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, e tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de cinco mil cidades de 135 países. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas já ficaram no escuro durante sessenta minutos.
O ato tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
Em 2009, o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no país. A primeira edição brasileira da Hora do Planeta envolveu 113 cidades, sendo 13 capitais, 1.167 empresas, 527 organizações, 58 veículos de comunicação e milhares de pessoas registraram a sua participação no site oficial do movimento. Monumentos brasileiros como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada e o Teatro Amazonas, entre muitos outros, permaneceram no escuro por uma hora, graças a articulação do WWF-Brasil com os governos locais.

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